África do Sul quer estabelecer parceria com a Embraer na área de defesa

Ministra da Defesa da África do Sul disse que a pasta deve anunciar em breve uma parceria com a Embraer para a produção e reparo de aeronaves no país
A África do Sul foi citada recentemente como um dos interessados na compra do Embraer KC-390 (Sgt Müller Marin/FAB)

A ministra da Defesa da África do Sul, Thandi Modise, disse na terça-feira (23), em audiência no Parlamento em Pretória, que sua pasta deve anunciar em breve uma parceria com a Embraer para a fabricação e manutenção de aeronaves no país.

“Esperamos que em breve possamos anunciar, publicamente, a parceria com a Embraer do Brasil para fabricar e reparar (aeronaves) na África do Sul. Seria um impulso para a nossa indústria de defesa. Também nos permitirá forçar nosso próprio governo a colocar mais dinheiro (na defesa), disse a ministra, conforme citado pelo website sul-africano Defenseweb.

Modise, no entanto, não comentou sobre maiores detalhes do teor da parceria pretendida pela África do Sul com a Embraer. Mas há pistas pelo caminho.

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Recentemente, o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, revelou que a África do Sul era uma das nações interessada na compra da aeronave multimissão KC-390 Millennium. Na ocasião, o líder da FAB também citou a possibilidade de negociar o avião militar da Embraer com a Áustria, Coreia do Sul, Egito, Índia, República Tcheca e Suécia.

Até o momento, o KC-390 foi encomendado pelas forças aéreas do Brasil (19 unidades), Portugal (cinco unidade) e Hungria (duas unidades). A Holanda também confirmou a seleção do avião brasileiro, mas ainda não assinou o contrato de pedidos firmes (por até cinco unidades).

O Super Tucano também é um avião da Embraer adequado para as operações da SAAF (Embraer)

A Força Aérea da África da Sul (SAAF, na sigla em inglês) recebeu em fevereiro, do Tesouro Nacional sul-africano, a quantia de 1 bilhão de rands (cerca de R$ 25,7 milhões) para retomar a “capacidade média de transporte aéreo” da corporação. A verba será gasta na manutenção dos seis turboélices C-130BZ Hercules da SAAF, que hoje operam com certa limitação.

Outro produto militar da Embraer adequado para o contexto de operações de guerra irregular da SAAF é o Super Tucano. O avião de ataque da fabricante brasileira, inclusive, é famoso na África, onde é utilizado em cinco países – o operador mais recente na região é a Nigéria, que recebeu unidades finalizadas nos Estados Unidos pela Sierra Nevada.

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