Air Canada inicia aposentadoria de seus Embraer E190 enquanto aguarda os primeiros CS300

Companhia aérea canadense vai retirar 25 unidades do jato brasileiro nos preparativos para receber o novo jato da Bombardier em 2019
Embraer E190 da Air Canada (BriYYZ/Wikimedia)
Embraer E190 da Air Canada (BriYYZ/Wikimedia)

Um termômetro de sucesso de uma aeronave civil é quando ela consegue operar no “território inimigo”. É o caso dos E190 adquiridos por ninguém menos que a Air Canada, a maior companhia aérea do país e sede da Bombardier, maior adversária da Embraer no mercado de jatos regionais.

Mas essa “audácia brasileira” está prestes a acabar. A Air Canada anunciou na semana passada que iniciará a retirada de serviço do jato, um processo que levará cerca de 18 meses e aposentará 25 unidades remanescentes do aparelho, de um total de 45 que operaram no Canadá.

Para seu lugar, é claro, a Air Canada receberá o CS300, a maior versão do novo jato comercial da Bombardier e que devem chegar à companhia no início de 2019. Enquanto isso não ocorre, o vice-presidente de finanças da empresa diz que usará o A319 para preencher a lacuna deixada pelo avião da Embraer: “O Airbus um custo por assento geralmente menor que o EMB-190 “, disse Mike Rousseau.

Depois de uma longa negociação, a Air Canda fechou uma compra de 45 unidades do CS300 com mais 30 opções há exatos dois anos. Até então, a Bombardier ansiava pela encomenda da sua conterrânea como forma de reforçar a presença do jato na América do Norte. Até então, o projeto acumulava muitos atrasos e ainda não estava claro se seria um sucesso.

Hoje, no entanto, a situação é oposta: enquanto a fabricante canadense coleciona vitórias como na venda da CS Series para a Delta Air Lines, a Embraer está com uma carteira relativamente modesta em relação à família E2, que incorpora melhorias de desempenho e economia em relação aos primeiros jatos. A associação entre Airbus e Bombardier também colocou pressão na fabricante brasileira e na Boeing que desde então discutem a criação de uma nova empresa em comum.

A Air Canada opera o E190 desde o segundo semestre de 2006, portanto, há pouco mais de 11 anos. Antes disso já havia recebido a versão de menor capacidade E175, seu primeiro avião da Embraer, sendo um dos primeiros operadores da família de jatos brasileira.

Veja também: Austral trocará frota de jatos da Embraer pelo Boeing 737

Projeção do CS300 nas cores da Air Canada (Bombardier)

Total
0
Shares
1 comments

Comments are closed.

Previous Post
A FAB opera o Boeing 767 desde julho de 2016 (FAB)

Boeing 767 da FAB realiza primeira missão de evacuação aeromédica

Next Post
O jato supersônico Boom é projetado para voar a 2.335 km/h com 55 passageiros (Divulgação)

Qatar Airways revela interesse em avião comercial supersônico

Related Posts
Total
0
Share