Airbus A321XLR terá versão ainda mais pesada em breve
Aeronave foi certificada com peso máximo de 97 toneladas, mas fabricante irá introduzir um novo tanque dianteiro opcional, disse EASA

O jato A321XLR recebeu na sexta-feira, 19, o certificado de tipo da EASA, a agência de aviação civil da Europa, que libera o início dos voos comerciais.
A variante equipada com motores CFM LEAP-1A é por enquanto a única aprovada e responde por cerca de 190 das 500 encomendas da aeronave.
Já a versão com motores Pratt & Whitney GTF está um pouco trás no cronograma e deve ser liberada para serviço no final do ano.
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O que não se sabia até aqui é que o A321XLR aprovado pela EASA tem um peso máximo de decolagem (MTOW em inglês) de 97 toneladas e não 101 toneladas, como anunciado pela Airbus em 2019.
A informação foi confirmada pela autoridade europeia à Flight Global que disse ainda que a Airbus pretende certificar uma versão mais pesada, com os 101 toneladas originais e um novo tanque central dianteiro opcional.

Para oferecer o alcance de 8.700 km, o A321XLR recebeu um novo Tanque Central Traseiro (RCT), com 12.900 litros extras e que elevou a capacidade de combustível para 39.750 litros.
A nova aeronave pode em tese levar cerca de 240 passageiros, porém, pelo tipo de rota que irá atender, de longa distância, o número de assento será menor.
A Iberia, sua cliente de lançamento, o colocará em serviço na rota Madri-Boston a partir de novembro em uma configuração com 182 assentos, sendo 14 na executiva e 168 na econômica.