A Airbus conseguiu ampliar suas entregas de aeronaves comerciais em outubro ao enviar a seus clientes mais 71 jatos em outubro. No acumulado de 2023, a fabricante de aviões europeia chegou a 559 entregas.
Trata-se de um volume 12,5% maior que o de 2022 (janeiro a outubro) e que deixa a empresa com alguma margem para atingir a meta de 720 aeronaves a serem entregues no ano.
Faltam para isso, portanto, 161 aviões para serem entregues em dois meses, menos do que os 166 jatos que a Airbus enviou entre novembro e dezembro de 2022.
Pesa contra, no entanto, os persistentes problemas na cadeia de produção, sobretudo em relação aos motores Pratt & Whitney GTF, usados pela família A320neo.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2023/11/airbus-deliveries-2023-922x640.jpg)
Apesar disso, foi o A321neo, seu modelo mais encomendado na história, que puxou os números para cima. Até o mês passado, a Airbus entregou 250 aeronaves do tipo, 55 a mais do que em 2022.
O A220-300, por sua vez, já teve mais entregas em 2023 do que no ano passado inteiro, com alta de 45,5%.
Aeronave mais popular da Airbus em operação, o A320 teve o mesmo número de entregas até aqui (250), apenas da nova versão A320neo.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2023/11/A330neo-Condor-in-flight--960x640.jpg)
Entre os jatos de fuselagem larga, as entregas estão em ligeira queda, com 67 aeronaves contra 71 entregues em 2022. A Airbus conseguiu entregar mais A330-900, mas perdeu a vantagem com a redução do A350-900.
No ano passado, a empresa também registrou algumas entregas do A330 de primeira geração e também do A330-800, atualmente o avião com menos pedidos em carteira.
Diante do nível de aviões despachados até outubro, a Airbus manteve sua meta de entregas em 2023.