Airbus consegue entregar 661 aeronaves em 2022

Embora tenha entregado 50 jatos a mais que em 2021, fabricante não conseguiu atingir meta de 700 aviões comerciais pretendida
A Airbus entregou 661 aeronaves em 2022, incluindo jatos para a LATAM e a Azul (Airbus)

A Airbus conseguiu ampliar as entregas de aeronaves comerciais em 2022 em 50 jatos, informou a fabricante nesta terça-feira, 10. No total, foram entregues 661 aviões contra 611 em 2021, quase 80% deles pertecentes à família A320.

O avanço foi obtido sobretudo graças ao aumento expressivo nas entregas do A321neo, que superou o A320neo e terminou 2022 como aeronave comercial mais entregue pela Airbus, com 264 unidades. O A320, mais popular jato da empresa europeia, teve uma queda de 5% em relação a 2021, com seis aeronaves a menos.

Veja também: Boeing entrega 480 jatos comerciais em 2022, alta de 41%

A família A220, rival dos jatos E2 da Embraer, teve apenas um breve crescimento, por conta de três A220-100 extras entregues. A versão -300, com a absoluta maioria das encomendas, repetiu as mesmas 47 aeronaves entregues.

Primeiro A330-900 da Virgin (Airbus)

Widebodies

O destaque entre os aviões de corredor duplo foi o A330-900, com 20 entregas, sete a mais que em 2021. O A350-100, maior aeronave da Airbus após o fim da produção do A380, teve dez jatos entregues, alta de 67%.

Já o A350-900 ficou estável após a não contabilização de duas aeronaves que deveriam ter sido entregues à Aeroflot. Por conta das sanções econômicas contra a Rússia, os aviões ficaram retidos na França.

Maior companhia aérea da Rússia, a Aeroflot deveria ter recebido dois A350-900, mas as sanções econômicas impediram isso (Airbus)

A Airbus também entregou nove A330 de primeira geração, cinco a mais que no ano retrasado. Cinco A330-200 serão convertidos para reabastecimento aéreo enquanto quatro A330-300 foram recebidos pela companhia de leasing Altavair.

“Em 2022, atendemos 84 clientes com 661 entregas, um aumento de 8% em relação a 2021. Obviamente, é menos do que pretendíamos, mas, dada a complexidade do ambiente operacional, quero agradecer às equipes e aos nossos parceiros pelo trabalho árduo e pelo resultado final”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus.

A meta original da Airbus era de entregar cerca de 720 aeronaves no ano passado, número que foi reduzido para 700 unidades pouco tempo depois. Em dezembro, no entanto, a companhia reconheceu que seria impossível cumprir a previsão por conta de poblemas na cadeia de fornecedores.

Modelo 1º trim 2º trim 3º trim 4º trim 2022 2021 Dif. Var.
A220-100 5 0 0 1 6 3 3 100%
A220-300 6 14 9 18 47 47 0 0%
A319ceo 2 -2 -100%
A319neo 2 1 3 0 6 2 4 200%
A320neo 49 60 56 81 246 258 -12 -5%
A321ceo 22 -22 -100%
A321neo 58 60 51 95 264 199 65 33%
A330-200 2 1 0 2 5 3 2 67%
A330-300 2 1 1 4 1 3 300%
A330-800 0 0 2 1 3 1 2 200%
A330-900 4 4 5 7 20 13 7 54%
A350-900 13 11 11 17 50 49 1 2%
A350-1000 3 2 2 3 10 6 4 67%
A380 5 -5 -100%
Total 142 155 140 226 661* 611 50 8%

* Dois A350 para a Aeroflot foram suprimidos

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