Airbus realiza primeiro voo com novo A330neo da TAP

Jato com as cores de seu primeiro operador vai participar da etapa final de certificação do A330neo
A TAP encomendou 14 jatos da nova série A330neo (Airbus)
A TAP encomendou 14 jatos da nova série A330neo (Airbus)
A TAP encomendou 14 jatos da nova série A330neo (Airbus)
A TAP encomendou 14 jatos da nova série A330neo (Airbus)

Pilotos de teste da Airbus completaram nesta terça-feira (15), em Toulouse, na França, o primeiro voo com o A330-900neo com as cores da companhia aérea TAP, de Portugal. De acordo com a fabricante, o voo inaugural do jato durou 4:32 horas.

O avião já com as cores de seu operador de lançamento se juntou a outros dois protótipos do novo A330 na campanha de testes e certificação na nova série, que contempla os modelos A330-800 e A330-900, que voou pela primeira vez em outubro de 2017.

O A330neo da TAP é o primeiro modelo da nova série equipado com a cabine Airspace da Airbus, que traz novas soluções de iluminação e conforto para os passageiros. Por conta disso, a fabricante vai aproveitar o avião com interior instalado para testar e verificar suas funcionalidades, como o sistema de ar condicionado e o espaço de descanso da tripulação.

A Airbus ainda não definiu uma data sobre a conclusão da certificação da aeronave e entrega dos primeiros A330neo à TAP, que encomendou 14 unidades. No entanto, é quase certo que isso aconteça ainda neste ano – o A330neo sofreu uma série de atrasos devido a dificuldades no desenvolvimento de seus novos motores, o turbofan de última geração Rolls-Royce Trent 1000.

Segundo a fabricante, a combinação dos novos motores com melhorias aerodinâmicas (o A330neo ganhou “Sharklets” nas pontas das asas), tornou o A330neo até 14% mais eficiente em consumo de combustível comparado ao modelo atual (agora chamado de A330ceo).

A cabine Airspace traz novas solução de iluminação e conforto para os passageiros (Airbus)
A cabine Airspace traz novas solução de iluminação e conforto para os passageiros (Airbus)

A capacidade de passageiros do A330neo muda pouco em relação ao da série atual. O modelo estreante, o A330-900 (substituto do A330-300) é oferecido na configuração típica com 287 assentos em três ou duas classes, ou até 440 poltronas em cabine de alta densidade. Já o modelo A330-800 (substituto do A330-200), previsto para 2019, é projetado para transportar de 257 a 406 passageiros.

Além da TAP, outras companhias aéreas que também já confirmaram pedidos pelo novo jato da Airbus foram Iran Air, Delta Airlines e a brasileira Azul. Até o momento, o grupo europeu tem cerca de 210 encomendas pelo A330neo de 11 clientes – o maior pedido é da AirAsia X, da Malásia, que encomendou 66 unidades.

Veja mais: Gol apresenta aeronave com nova pintura temática

Total
0
Shares
Previous Post
A Irkut já tem mais de 200 pedidos pelo novo jato comercial MC-21-300 (Irkut)

Fabricante russa Irkut testa segundo protótipo do jato comercial MC-21

Next Post
Boeing 787

OMC favorece Boeing em decisão histórica contra a União Europeia

Related Posts
Total
0
Share