ATR 72-600F cargueiro voa pela primeira vez

Primeiro turboélice regional dedicado para transporte de cargas decolou da sede da ATR nesta quarta-feira, 15
O ATR 72-600F realiza seu primeiro voo na França (ATR)
O ATR 72-600F realiza seu primeiro voo na França (ATR)

A ATR anunciou o voo inaugural do ATR 72-600F nesta quarta-feira, 16. Trata-se da primeira versão dedicada exclusivamente para o mercado de cargas, contando com uma porta dianteira larga para facilitar o manuseio de itens volumosos.

A aeronave decolou da sede da empresa em Saint-Martin, na França, às 14h, horário local e voou por cerca de duas horas. Segundo a ATR, “durante o voo, a tripulação a bordo realizou uma série de testes para medir o envelope de voo da nova aeronave e o desempenho em voo”.

O primeiro ATR 72-600F cargueiro será entregue para a FedEx, que fez uma encomenda de 30 unidades mais 20 opções em novembro de 2017. A companhia aérea de carga tem investido em ampliar sua frota de turboélices, que já conta com 42 modelos mais antigos da ATR. Além do novo avião, a FedEx também será a primeira empresa a receber o Cessna SkyCourier, bimotor não pressurizado que está em fase de desenvolvimento.

Em relação ao ATR de passageiros, a versão de carga não possui janelas. Segundo a fabricante, o ATR 72-600F é capaz de acomodar um volume máximo de 74,6 m³. Ele é compatível com três tipos de paletes: de 88 por 62 polegadas (nove paletes), 88 por 108 polegadas (cinco) e no padrão LD3 (sete).

Além da versão de carga, a fabricante também oferece no mercado uma variante de decolagem e pouso curto para atender aeroportos em regiões quentes e com infraestrutura mais modesta.

Para a ATR, uma parceria franco-italiana, a família de turboélices ATR 42 e 72 tem sido uma exceção num mercado que perdeu competidores nas últimas décadas, mas que tem demonstrado ter um futuro promissor.

Um sinal disso tem sido dado pela Embraer, que já afirmou seguidas vezes que estuda um inédito avião turboélie com capacidade entre 70 e 100 assentos. No entanto, o mercado tem dado sinais de que as novas aeronaves regionais deverão adotar propulsão híbrido-elétrica num futuro não tão distante.

O novo ATR 72-600F tem como primeira cliente a FedEx (ATR)

Veja também: Veterano turboélice, King Air ganha nova versão 360

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