“ATR russo” Il-114-300 aparece com pintura corporativa da UAC

Fabricante da Rússia diz ter realizado mais de 30 voos com aeronave de testes que é um equivalente ao ATR

Il-114-300 turboprop (UAC)
Il-114-300 turboprop (UAC)

A United Aircraft Corporation revelou o turboélice Il-114-300 com a pintura corporativa do grupo, já aplicada a jatos como o MC-21, SJ100 e Tu-214.

A aeronave de testes recebeu a nova pintura em Ulyanovsk, para onde voou a partir de Lukhovitsy, perto de Moscou.

A preocupação em “russificar” suas aeronaves fez a UAC aplicar tintas nacionais no Il-114-300, um tuboélice com capacidade para 68 passageiros, semelhante ao ATR 72.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Il-114-300 turboprop
Il-114-300 turboprop (UAC)

Segundo a empresa-mãe dos principais fabricantes de aviões da Rússia, a Ilyushin está realizando um programa de testes de voo de fábrica e se preparando para iniciar voos de certificação.

“O programa de testes é intenso. O avião já realizou mais de 30 voos, alguns dos quais duraram mais de sete horas. Os testes confirmam a convergência com os cálculos, a aeronave demonstra excelentes características de voo”, disse Daniil Brenerman, diretor administrativo do Il PJSC.

O plano russo é oferecer o Il-114-300 como um substituto para a antiga frota de An-24, turboélice da Antonov, hoje uma empresa ucraniana.

Il-114-300 turboprop
Il-114-300 turboprop (UAC)

O turboélice é uma variante atualizada do Il-114 e pode operar em regiões inóspitas.

Assim como outros projetos russos, o turboélice também passou pela substituição de componentes estrangeiros por equivalentes nacionais.

O programa de desenvolvimento foi interrompido após um acidente fatal com único protótipo do airlifter de pequeno porte Il-112V em agosto de 2021. Os dois modelos utilizam o motor TV7, o que motivou a suspensão.

Posts Similares