Aviões diferentes que não vingaram

Se tivessem entrado em serviço, algumas tecnologias aeronáuticas poderiam ter mudado os céus

Difíceis de construir e sem função no plano atual, muitos projetos acabaram abandonados
Difíceis de construir e sem função no plano atual, muitos projetos acabaram abandonados

Hidroavião de grande porte

Objetivo: criar um enorme hidroavião de transporte de carga e passageiros com alcance transoceânico.

O hidroavião H-4 Hercules é até o avião com a maior envergadura de asa já construído (Domínio Público)
O hidroavião H-4 Hercules é até o avião com a maior envergadura de asa já construído (Domínio Público)

Até hoje o avião com maior envergadura de asas que já voou um dia, o Hughes H4 Hercules foi projetado e construído na década de 1940 pelo lendário engenheiro aeronáutico Howard Hughes, cuja história é contada no filme “O Aviador” protagonizado por Leonardo di Caprio. Trata-se de um enorme hidroavião com 66 metros de comprimento e 97 m de uma ponta a outra das asas. A aeronave com oito motores a pistão voou apenas uma vez, por teimosia de seu criador, e em seguida foi descartado. Já era o fim da era dos hidroaviões gigantes, substituídos por aeronaves com trem de pouso e avanços nos aeroportos.

O que aconteceu: o Spruce Goose, como também ficou conhecido do enorme avião da Hughes, voou mais por teimosia de seu criador do que para provar seu conceito, que já nascia obsoleto. Aviões grandes podiam muito bem voar, como a Boeing acabou provando na mesma época e pousando em pistas em terra, o que torna a operação da aeronave mais prática.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Posts Similares