Aviões diferentes que não vingaram

Se tivessem entrado em serviço, algumas tecnologias aeronáuticas poderiam ter mudado os céus

Difíceis de construir e sem função no plano atual, muitos projetos acabaram abandonados
Difíceis de construir e sem função no plano atual, muitos projetos acabaram abandonados

Avião executivo invertido

Objetivo: substituir o bimotor King Air por um avião veloz e futurista.

Apesar do bom desempenho, o ousado avião da Beechcraft tem um alto custo de manutenção (Beechcraft Aircraft)
Apesar do bom desempenho, o ousado avião da Beechcraft tem um alto custo de manutenção (Beechcraft Aircraft)

A Beechcraft dominou o segmento de turboélices executivos por muitos anos com o clássico King Air, um bimotor de linhas convencionais. Mas aí a empresa resolveu revolucionar na década de 80 ao lançar um sucessor completamente inesperado, o Starship.  Projetado por Burt Rutan, o novo bimotor utilizava uma configuração ‘pusher’ (quando os motores empurram o avião) com canards, pequenos estabilizadores horizontais instalados no bico do aparelho. Era uma espécie de VariEze gigante, em referência ao pequeno avião caseiro que Rutan vendia em kits com muito sucesso.

O que aconteceu: a ousadia não funcionou. O Starship vendeu apenas 53 unidades contra mais de 3 mil do King Air, que segue em produção até hoje.

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