Azul encomenda mais 21 jatos Embraer E195-E2

Novo contrato aumenta a quantidade de pedidos da companhia para 51 aeronaves; empresa será o cliente-lançador do jato de nova geração da Embraer
E195-E2 (Embraer)
O E195-E2 pode ser configurado para transportar até 146 passageiros; o Azul vai levar 136 (Embraer)

Em semana agitada de pedidos durante o Farnborough International Airshow, que acontece na Inglaterra, a companhia aérea Azul anunciou nesta terça-feira (17) a assinatura de uma carta de compra de 21 aeronaves Embraer E195-E2, aumentando a quantidade de pedidos firmes para 51 unidades. A empresa será a primeira do mercado mundial a voar com o novo jato brasileiro a partir de 2019.

“Estamos muito felizes com o aumento de nossos pedidos de E2s. Nossa frota de aeronaves da Embraer sempre foi e sempre será fundamental para nossa malha e estratégia de frota. Estamos muito satisfeitos com o nosso atual processo de transformação de frota, principal vetor de expansão de margem nos próximos anos. Dado que 50% de nossos E1s serão devolvidos nos próximos 5 anos, esse novo pedido garante a substituição destas aeronaves por aeronaves de nova geração, mais eficientes na queima de combustível, contribuindo para a contínua redução de nossos custos unitários”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.

A Azul é atualmente o maior operador de E195 do mundo, com quase 60 aeronave na frota. A companhia começou a receber seus primeiros E-Jets a partir de 2008 e no final de 2015 recebeu a última aeronave de seu primeiro pedido (de 88 aeronaves, entre modelos E190 e E195), quando anunciou a nova encomenda pelos modelos E2.

Os E195-E2 da Azul serão configurados para receber 136 passageiros, contra 118 do modelo atual. A fuselagem do novo jato da Embraer cresceu quase 3 metros em comprimento, o que permite acrescentar mais fileiras de assentos na cabine. Com um consumo mais eficiente de combustível, a companhia anunciou que espera operar esses jatos com uma redução de pelo menos 26% no custo por assento comparado com a geração atual de E1s que opera.

A Azul é o maior operador do jato E195 no mundo (Joao-Carlos-Medau/Wikimedia)

Falta pouco

Próximo grande lançamento da Embraer na aviação comercial, o E195-E2 passa atualmente pelas etapas finais de testes para certificação de órgãos aeronáuticos. A campanha de ensaios envolve dois protótipos, que voam desde março do ano passado, inclusive com participações em festivais aéreos em outros países.

O E195-E2 é o maior modelo da nova família E2, com 41,5 metros de comprimento. Com essa medida e a capacidade máxima de até 146 passageiros, o próximo jato da Embraer será o maior avião comercial já produzido no Brasil.

O E195-E2 e o KC-390 são alguns dos principais destaques do Paris Air Shoe deste ano (Embraer)
O E195-E2 foi apresentado no Paris Airshow em 2017, junto com o KC-390 (Embraer)

A nova família de aviões da Embraer estreou recentemente na aviação comercial com o E190-E2. O operador de lançamento da aeronave é a companhia Widerøe, da Noruega. A série E2 também inclui o modelo E175-E2, projetado para transportar entre 80 e 80 passageiros. O menor da série está programado para chegar ao mercado em 2021.

Veja mais: Widerøe realiza primeiro voo comercial com o Embraer E190-E2

Total
0
Shares
3 comments
  1. Último grande movimento da aviação brasileira antes de morrer totalmente com a EMBRAER se vendendo (sendo globalizada) para a BOEING. Duro golpe.

  2. Olá Milton. Ainda não, mas não vai demorar. Eu mesmo vi o outro E190-E2 da Wideroe na linha de montagem em SJC e também um modelo da Air Astana, o próximo cliente do E2.

Comments are closed.

Previous Post

Projeto do novo Boeing NMA sofre com indefinições

Next Post

Com 300 aviões encomendados, Embraer ganha os holofotes em Farnborough

Related Posts
Total
0
Share