Azul envia seu último Airbus A350 para os EUA e encerra era do widebody em sua frota

Companhia aérea brasileira arrendou duas aeronaves para reforçar frota de longo alcance, mas mudou planos meses depois

O A350-900 da Azul PR-AOY
O A350-900 da Azul (Azul)

O Airbus A350-900 de matrícula PR-AOY decolou de Viracopos (SP) nesta terça-feira,  9, encerrando a era do widebody na Azul Linhas Aéreas.

A aeronave voava com destino à Fort Lauderdale, na Flórida, no voo AD9840, para ser devolvida ao seu arrendador.

Em fevereiro, a companhia aérea brasileira já havia devolvido outro A350, matrícula PR-AOW, que juntos formaram a pequena frota do Airbus.

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A empresa não explicou os motivos pelos quais abandonou os planos de voar com o A350, uma aeronave moderna e com grande alcance. No entanto, entende-se que o jato bimotor possui um custo operacional elevado para uma capacidade de passageiros ligeiramente maior que a do A330-900.

A Azul já manifestou sua intenção de padronizar a frota de longo alcance com o A330neo, que pode levar até 294 passageiros – 40 a menos que o A350-900.

Enquanto não recebe sete aeronaves novas da Airbus, a Azul deve reforçar sua frota com jatos A330-200 e A330-900 arrendados.

Airbus A350-900 da Azul
Airbus A350-900 da Azul (Rafael Luiz Canossa)

Voos para Orlando e Paris

Os dois A350-900 foram recebidos em 2022 e estrearam em voos entre Campinas e Orlando, nos Estados Unidos. Em abril de 2023, a empresa aérea os deslocou para então nova rota para Paris (Orly).

No final de 2023, no entanto, os A350 começaram a sair de cena. O jato PR-AOY ainda voou para Paris e Orlando durante janeiro até ser estacionado.

É a segunda vez que uma empresa aérea brasileira retira o A350 de sua frota. Anteriormente, a LATAM repassou seus aviões para utilizar apenas o Boeing 787 e 777 em voos de grande demanda.

 

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