Hi Fly adapta Airbus A380 para transportar cargas

Companhia portuguesa de wet-lease diz que a aeronave com interior modificado pode transportar cerca de 60 toneladas de carga
(Hi Fly)
O A380 da Hi Fly foi adaptado para transportar 60 toneladas de carga, o equivalente a capacidade de três cargueiros Boeing 737-400F (Hi Fly)

O Airbus A380 da empresa portuguesa de wet-lease Hi Fly agora está disponível para o transporte de carga. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 7 de julho, a companhia informou que retirou temporariamente os assentos de classe econômica da aeronave e fez adaptações nos pisos para fixar paletes com cargas. É a primeira vez que o quadrimotor europeu é modificado para essa função.

Segundo a nova “ficha técnica” do A380 cargueiro, o interior do avião tem um volume total de quase 300 metros cúbicos (incluindo 175 m³ no portão de carga original) e comporta até 60 toneladas de carga. Imagens divulgadas pela companhia mostram que, aparentemente, os dois decks de passageiros do Superjumbo foram reconfigurados.

Apesar de todo alvoroço criado pela Hi Fly, vale lembrar que a adaptação não transforma o A380 em um avião cargueiro “puro”. Se assim fosse, o avião poderia transportar algo em torno de 150 toneladas, como propôs a Airbus no passado com a versão A380F que não saiu do papel.

O A380 operado pela Hi Fly, o modelo com matrícula 9H-MIP (registrado em Malta), tem pouco mais de 13 anos de uso e está em serviço com a empresa portuguesa desde 2018. Antes disso, o jato voava com as cores da companhia Singapore Airlines, de Singapura. Durante a mudança de operador, o avião manteve sua capacidade original para 471 passageiros, com 399 assentos de classe econômica, 60 na executiva e 12 cabines de primeira classe.

Um segundo Superjumbo em breve deve surgir com adaptações para transportar carga. Em maio, a Lufthansa Technik, empresa de manutenção do grupo alemão Lufthansa, informou que tinha um pedido para adaptar um A380, mas não identificou qual é o operador da aeronave.

Nota do editor: A Hi Fly oferece um serviço chamado “wet-lease”, que fornece aeronaves para outras companhias aéreas com tripulação, manutenção e seguro.

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