Azul vai retirar 12 jatos E195-E1 de sua frota até o final de 2023

Companhia aérea pretende acelerar renovação de suas aeronaves com a chegada de mais E195-E2, de nova geração
A Azul vai retirar 12 de seus E195 do serviço de passageiros (Joao Carlos Medau/CC)

A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta terça-feira (20) que irá retirar 12 jatos E195-E1 de sua frota até o final de 2023. As aeronaves terão destinos variados: cinco deles foram vendidos para a empresa de leasing Azorra Aviation, quatro estão no final do contrato de leasing e outros três serão transformados em cargueiros da classe F, uma conversão leve.

Oito E195 deverão deixar a malha de voos de passageiros da companhia aérea ainda em 2022 e os demais, durante o ano que vem. Com isso, a frota ativa da aeronave da Embraer cairá de 45 para 33 jatos. Segundo a Azul, a redução desde 2019 é de 22 aviões.

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“Este anúncio demonstra nossa capacidade de acelerar a substituição gradual das aeronaves de geração anterior da Embraer modelo E1. A saída dos E1s nos dá a oportunidade de avançar com o recebimento dos E2 de nova geração, expandindo ainda mais nossas margens, dado que o custo por assento do E2 é 26% menor em comparação ao do E1”, disse Alex Malfitani, CFO da Azul.

A Azul possui uma encomenda de 51 E195-E2, de nova geração, mas até o momento não recebeu nenhum deles. Por enquanto, a empresa aérea opera com nove desses aviões, com 136 assentos, mas por meio de leasing.

A Embraer está finalizando vários novos E195-E2 para entrega, mas não há uma previsão sob entregas por enquanto. A última vez que a Azul recebeu um jato do modelo foi em dezembro de 2020.

O nove E195-E2 operados pela Azul são fornecidos por leasing (Azul)

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