Boeing pediu para companhias aéreas checarem assentos de pilotos do 787
Segundo o The Wall Street Journal, um comissário de bordo da LATAM Airlines teria acionado o botão que moveu assento do piloto e empurrou o manche para frente, causando um mergulho repentino

A Boeing solicitou aos operadores do 787 Dreamliner que verifiquem os assentos da cabine de comando da aeronave após o incidente com um jato da LATAM Airlines em 11 de janeiro.
O 787-8 de matrícula CC-BGG passou por um mergulho repentino em voo, ferindo passageiros e tripulantes, o que a companhia aérea chamou de um “movimento forte”.
Dias atrás, o site The Air Current revelou por meio de fontes que a principal suspeita envolvia em um acionamento involuntário do ajuste longitudinal do assento do piloto.
Nesta sexta-feira, 15, o The Wall Street Journal foi mais categórico ao revelar que um comissário de bordo estava na cabine para servir uma refeição e apertou um botão que moveu o assento para frente.

O movimento atingiu o manche que, deslocado, fez a aeronave apontar para baixo, iniciando uma descida íngreme, logo controlada pela tripulação.
Equipamento não seria usado quando piloto está no assento
Segundo relatos do WSJ, evidências preliminares da investigação apontam que o equipamento normalmente é coberto e não é usado quando o piloto está no assento.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O incidente ocorreu durante a rota entre Sydney e Auckland, primeira etapa do voo LA800, com destino final em Santiago do Chile.
O jato CC-BGG teve os gravadores de voz e dados retidos pela autoridade de aviação da Nova Zelãndia. O 787-8 da LATAM voltou para o Chile na quinta-feira.