Boeing prepara movimento para enfrentar o Airbus A321XLR

Segundo o Aviation Week, Boeing contatou sua rede de fornecedores para iniciar um estudo sobre uma aeronave para competir com o A321XLR
Boeing 737 MAX 8
Boeing 737 MAX 8

Novo “queridinho” na categoria dos jatos de um corredor, o Airbus A321XLR com sua notável capacidade para 230 passageiros e autonomia de quase 9.000 km pode forçar a Boeing a responder na mesma moeda.

De acordo com o Aviation Week, o fabricante norte-americano contatou sua rede de fornecedores para iniciar um novo estudo sobre uma aeronave capaz de competir com o A321XLR. Segundo a publicação, o projeto já tem até nome: “-5X”.

Em videoconferência com investidores na semana passada, o CEO da Boeing, David Calhoun, disse que a fabricante está “progredindo bem” para desenvolver um concorrente para o A321XLR, mas que ainda não podia revelar detalhes do plano.

“Estamos realmente progredindo bem em nosso desenvolvimento de tecnologia avançada de engenharia e fabricação para que estejamos prontos quando esse momento chegar para oferecer um produto realmente diferenciado”, disse Calhoun.

A publicação especula que o novo plano da Boeing pode ser uma continuação do projeto NMA (New Midmarket Airplane), arquivado em 2020. O texto ainda aponta que a fabricante pode apresentar um novo avião no próximo ano e colocá-lo em serviço em meados de 2026.

O NMA, que foi até apelidado de “797”, previa o desenvolvimento de um avião com capacidade entre 220 e 270 passageiros e longo alcance posicionado entre o 737 MAX e o 787 Dreamliner.

Calhoun, no entanto, disse que a materialização de um novo produto ainda pode demorar. “Este não é o momento certo. Vamos demorar um pouco e não nos sentimos significativamente em desvantagem com nosso portfólio (em relação ao portfólio da Airbus).”

Lançado pela Airbus no Paris Air Show 2019, o A321XLR oferece capacidade entre 180 e 230 passageiros em uma configuração de duas classes e alcance de voo de até 8.700 km. A aeronave é proposta como uma alternativa de baixo custo aos jatos de corpo largo (widebodies) e rapidamente teve uma enorme aceitação, acumulando mais de 450 pedidos desde o seu lançamento. O início das entregas do novo modelo está programado para 2023.

Airbus A321XLR
Airbus A321XLR: novo jato de longo alcance chegará ao mercado em 2023 (Airbus)

O produto da Boeing que mais se aproxima do A321XLR é o 737 MAX 10, mas ele chegará ao mercado somente em 2023. A maior versão do 737 é projetada para embarcar 230 ocupantes, mas seu alcance de voo será limitado em 6.100 km. Outra opção seria o 757 (sobretudo a versão 757-200), mas o avião saiu de linha em 2004.

Veja mais: Pedidos firme do Boeing 777X encolhem para 191 aeronaves

Total
0
Shares
Previous Post
Jato executivo Learjet 75 Liberty

Bombardier vende divisão de trens e passa a focar somente na aviação executiva

Next Post

Qantas voará com jatos E190 da Embraer

Related Posts
Total
0
Share