Qantas voará com jatos E190 da Embraer

Unidade regional QantasLink fará um ‘wet lease’ de até 14 aeronaves fornecidas pela também australiana Alliance Airlines
A Alliance, da Austrália, adquiriu 14 jatos da Embraer (AA)

Por um caminho tortuoso, a Qantas passará a ser cliente da Embraer. A maior companhia aérea da Austrália assinou um acordo de ‘wet lease’ com a Alliance Airlines para operar até 14 jatos E190 em suas rotas domésticas a partir de junho.

Nesse tipo de leasing, as aeronaves serão operadas pela Alliance, mas as tripulações da Qantas também realizarão alguns voos enquanto a malha internacional da companhia aérea está suspensa.

Inicialmente, a Qantas deve utilizar três jatos E190 em rotas como Adelaide–Alice Springs, Darwin–Alice Springs and Darwin–Adelaide. O acordo tem duração de três anos e os aviões ficarão sob responsabilidade da QantasLink, subsidiária regional do grupo.

“O E190 é um jato regional de médio porte perfeito para rotas como essas no norte da Austrália. Tem um alcance maior do que os nossos 717 e tem metade do tamanho dos nossos 737, o que significa que a economia funciona bem em voos mais longos entre cidades fora das cinco principais regiões metropolitanas”, afirmou o CEO da QantasLink, John Gissing.

Os jatos E190 da Alliance Airlines foram adquiridos no ano passado em duas negociações. Eles eram usados pela American Arlines e Copa Airlines anteriormente e fizeram parte de um acordo entre as empresas Azorra Aviation e Jetran.

A Alliance é a maior operadora do Fokker 100 no mundo e acabou optando pelos E-Jets por conta da oferta dessas aeronaves no mercado. Já a QantasLink possui uma frota com oito A320, 20 Boeing 717, 17 Fokker 100 e 48 turboélices Dash 8, que também são operados por meio de wet lease.

Por conta disso, os E190 da Alliance receberão a pintura da QantasLink até meados deste ano. A aeronave brasileira será configurada em duas classes, com 10 assentos na classe executiva 84 assentos na econômica.

Fokker 100 utilizado pela QantasLink (Bidgee)

Veja também: Breeze Airways recebe primeiro E190

Total
80
Shares
Previous Post
Boeing 737 MAX 8

Boeing prepara movimento para enfrentar o Airbus A321XLR

Next Post
Embraer KC-390 da FAB

FAB prevê série de exercícios com o KC-390 em 2021

Related Posts