Boeing teria oferecido 40 jatos 737 MAX para a Delta

Aeronaves, chamadas de ‘cauda branca’, por terem sido fabricadas antes do cancelamento dos pedidos de seus clientes originais, são o novo problema da fabricante dos EUA

Boeing 737 Max 7
Boeing 737 MAX 7 (pjs2005)
Segundo a Reuters, a Boeing tenta oferecer 40 jatos 737 MAX para a Delta, única grande dos EUA que não o encomendou até hoje (pjs2005)

Perto de ter o 737 MAX de volta aos voos comerciais, a Boeing se vê diante de um novo dilema: o que fazer com centenas de aviões já fabricados, mas cuja compra foi cancelada pelos clientes originais?

Segundo a Reuters, a solução tem sido oferecer essas aeronaves, apelidadas de ‘white tail’ (cauda branca por conta da ausência de pintura), para algumas companhias aéreas. Uma delas é a Delta Air Lines, que teria recebido uma proposta para receber nada menos que 40 jatos 737 MAX.

A hipótese já havia sido comentada quando surgiram rumores de que a Boeing poderia aceitar os 717-200 usados pela Delta como parte de um acordo para assumir pedidos do 737 MAX, mas sem que essas aeronaves fossem entregues tão cedo.

Delta não é cliente do 737 MAX

Na semana passada, no entanto, a Delta revelou que pretende manter o 717 (um MD-95) em serviço até 2025. Outro problema é que a companhia aérea tem preferido aviões da Airbus, que mesmo assim terão as entregas postergadas por conta da queda na demanda de passageiros.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

A Delta é a única das três grandes companhias dos EUA a não ter encomendado o MAX e fontes no mercado creem que aceitar esse acordo proposto pela Boeing seria “uma surpresa”.

Enquanto tenta encontrar compradores para parte dos 460 aviões fabricados e armazenados nos EUA, a Boeing conta os dias para receber a recertificação de tipo do 737 MAX.

“Eu gosto do que vi”

Nesta quarta-feira, 30, o chefe da FAA, Steve Dickson, cumpriu a promessa de pilotar a aeronave. O executivo, que é piloto comercial, afirmou que “gostou do que viu” e que se sentiu confortável a bordo do jato. “Fiz dois pousos e também algumas manobras aéreas durante cerca de 2 horas”, disse.

Dickson, no entanto, fez questão de lembrar que sua experiência de voo não tem qualquer relação com o processo de aprovação, que só ocorrerá quando a agência estiver convencida de que o avião é seguro. A Boeing espera que isso ocorra ainda neste trimestre.

A Delta tem preferido os jatos da Airbus ao 737 (Airbus)

Veja também: Organizações de pilotos e engenheiros pedem por mais segurança no 737 MAX

Posts Similares