Caça da Marinha do Brasil cai no Rio de Janeiro

Acidente com modelo AF-1 Skyhawk aconteceu durante treinamento; piloto conseguiu ejetar, mas ainda não foi encontrado
O AF-1 Skyhawk é configurado para pousar e decolar no porta-aviões NAe São Paulo (Marinha)
O AF-1 Skyhawk é configurado para pousar e decolar no porta-aviões NAe São Paulo (Marinha)
O AF-1 Skyhawk é configurado para pousar e decolar no porta-aviões NAe São Paulo (Marinha)
O AF-1 Skyhawk é configurado para pousar e decolar no porta-aviões NAe São Paulo (MB)

Um caça AF-1B Skyhawk da Marinha do Brasil caiu no mar nesta terça-feira (26), na região de Saquarema, no Rio de Janeiro. O acidente aconteceu após uma colisão com outra aeronave do mesmo modelo, em treinamento que era realizado a cerca de 100 Km de distância do litoral.

Como informou a Marinha, o piloto ejetou da aeronave e caiu no mar com vida, mas ele ainda não foi encontrado pelo resgate – está em curso uma operação com embarcações e helicópteros da Marinha e bombeiros em busca do tripulante, que não foi identificado.

O outro caça que participava do treinamento retornou em segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde a dupla havia decolado.

A aeronave que se acidentou é o veterano caça-bombardeiro Douglas A-4 Skyhawk, que no Brasil recebeu a designação AF-1 e AF-1M, série modernizada pela Embraer. Segundo a Marinha, as causas do acidente ainda estão sendo apuradas.

Esse já é o segundo caça brasileiro que se acidenta em menos de um mês no Rio de Janeiro. No início de julho, um F-5 Tiger biposto da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nos arredores da Base Aérea de Santa Cruz. Nesse caso, os pilotos também conseguiram acionar os assentos ejetores com segurança.

Veja mais: Os caças do terceiro mundo

Total
1
Shares
0 0 votes
Article Rating
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MARCELO ROCHA
MARCELO ROCHA
5 anos atrás

O Brasil coitado tem uns 10 caças, agora só ficou com 9… Fosse o governo me preocuparia em resgatar o avião, tem uma miserinha… Acho que até o estado islâmico que começou agora tem mais avião caça que o Brasil….

Wellington
Wellington
5 anos atrás

Nossos pilotos são bons, as aeronaves nem tanto. Por questoes politicas perdemos a chance de termos Sukhois no Brasil, um caça que faria frente aos demais países da américa do sul, mas ficamos com o Gripen, um bom caça, mas que não atende as necessidades do país, mas antes ele do que o absurdamente caro rafale.

pierre pereira
5 anos atrás

afffff os cacas de guerra do Brasil caindo sozinho ….. imagina se precisar ser usado em ação legitima!!!

edson murta maciel
edson murta maciel
5 anos atrás

avoão não cai o besta é que derruba ele. já viu !!!

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

Mesmo modernizados não deixam de ser ultrapassados, mais a manutenção nesses caça pode ocorrer uma vez na vida outro na morte pela força aérea!

welber amaral
welber amaral
5 anos atrás

aCHO QUE TEM TRETA AÍ.gUERRA ELETRÔNICA.cOMO PODE DOIS CAÇAS CAIREM EM MENOS DE UM MES?Logo próximo as olímpíadas? estranho não?

LEANDRO BORGES
5 anos atrás

Kkkk eita caramba, os próprios caças brasileiros se batendo kkk

MARCIO LIRA
MARCIO LIRA
5 anos atrás

Welber, o F-5 teve pane de trem no circuito de tráfego para pouso e ontem ocorreu uma colisão numa manobra de treinamento de ataque, logo…

MARCIO LIRA
MARCIO LIRA
5 anos atrás

Gabriel, a aeronave acidentada ontem é da Marinha, não da FAB.

Felipe
Felipe
5 anos atrás

Pessoal, a equipe VF-1, operadora dos AF-1/1A são bastante competentes. São poucos os selecionados para participar do esquadrão, portanto, mais respeito com a situação. Vamos torcer para que o piloto seja encontrado com vida. Força para o esquadrão VF-1 e familia do piloto

asdf
asdf
5 anos atrás

@WELBER AMARAL:

Nem precisa de guerra eletronica com um caça de 1956

LOCFG
LOCFG
5 anos atrás

O que ta acontecendo com a aviação de caça do Brasil? Em menos de 1 mês, 3 caças já caíram. Aliás, a matéria diz que é o “segundo”, mas mas há notícias de mais um. Caiu um F-5 no dia 05/07 na base aérea de Santa Cruz, onde os pilotos ejetaram e saíram com vida; no dia 21/07 teria caído outro F-5 FM Tiger modernizado em uma favela, também próximo à base de Santa Cruz, mas há tão poucas notícias que eu não sei se estão tentando abafar ou se foi só boato; e agora esse com o A4…

Alisando Cresce
Alisando Cresce
5 anos atrás

Podemos observar como esse povo é desinformado o caça que colidiu é da Marinha brasileira e não da FAB e depois a manutenção das aeronaves na base de São Pedro da Aldeia é feita com total seriedade e competência o que aconteceu no minimo foi um erro de manobra agora faça criticas construtivas para melhorar esse nosso país ao invés de fazer criticas negativas como quase todo brasileiro faz por isso é que somos desacreditados e continuamos como país de terceiro mundo.

Junior
Junior
5 anos atrás

Existe alguma apresentação prevista pros jogos? Porque eles poderiam estar treinando isso. E não, não estavam a 100km de distância do litoral, estavam passando aqui em cima da praia, praticamente. Passaram por toda a orla de Maricá, voando baixo (não rasante), e muita gente viu. O acidente ocorreu próximo à divisa dos municípios. É impossível não perceber a passagem deles por causa do barulho, e daí várias pessoas correm pra ver. Mas é triste. Hoje mesmo cruzei essa orla e vi a movimentação de barcos, navios da marinha e helicópteros na busca.

Bezerra
Bezerra
5 anos atrás

Nossa manutenção não deixa a desejar em relação as outras nações. Acontece que temos que observar que o treinamento é preparação pra uma guerra, exista ela ou não, Portanto o piloto sempre estará exposto a manobras radicais que andam lado a lado com os incidentes e acidentes, mesmo que a padronização de nossos pilotos seja de alto nivel. Acidentes acontecem em todas as Forças Aereas.

Previous Post
O DC-3 PP-ANU foi um dos primeiro modelos construídos pela Douglas, em 1936 (Divulgação)

Antigo DC-3 da Varig é restaurado em Porto Alegre

Next Post
Muitos países ainda operam aeronaves desenvolvidas na década de 1950 (Divulgação)

Os caças do terceiro mundo

Related Posts