Embraer entrega primeiro caça AF-1 modernizado à Marinha

Aeronave capaz de operar em porta-aviões ganhou novos armamentos, sistema de navegação e radar mais avançados
Os caças A-4 Skyhawk da Marinha brasileira foram comprados do Kuwait
Os caças A-4 Skyhawk da Marinha brasileira foram comprados do Kuwait
Primeiro AF-1 modernizado é entregue a Marinha do Brasil em Gavião Peixoto (SP)
Primeiro AF-1 modernizado é entregue a Marinha do Brasil em Gavião Peixoto (SP)

A Embraer entregou nesta terça-feira (26) o primeiro caça AF-1 modernizado em cerimônia na fábrica em Gavião Peixoto (SP) com presença de autoridades da Marinha do Brasil. O programa prevê a revitalização e modernização de 12 caças AF-1 (nove monopostos e três bipostos), que é a designação da marinha brasileira para o veterano McDonnell Douglas A-4 Skyhawk. Todos os aviões devem ser finalizados ainda neste ano.

Segundo informe da Embraer, o AF-1 recebeu novos sistemas de navegação e de geração de energia, armamentos atualizados e aparelhos de comunicação, sensores e radar multímodo de última geração. Esses equipados, aliado a reforça estrutural, permitirão a estes caças operar até 2025.

“Para a Marinha do Brasil, a modernização das aeronaves AF-1 na Embraer é mais um importante passo na capacitação da Base Industrial de Defesa brasileira e os resultados alcançados permitirão que a Aviação Naval opere uma aeronave com sensores e equipamentos no estado da arte, representando um grande salto de qualidade na capacidade da Força”, disse o Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha.

“Este é o primeiro contrato de integração de sistemas que firmamos com a Marinha do Brasil e, portanto, um marco na nossa relação”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Veja mais: A primeira guerra de um avião Embraer

Só falta o porta-aviões…

O porta-aviões NAe São Paulo da Marinha do Brasil está parado no Rio de Janeiro desde 2011 para concluir uma série de reformas e atualizações de sistemas. Neste ano, a embarcação foi desatracada para efetuar reparos nos motores e a previsão é de que volte ao mar somente em 2019, segundo previsão das forças armadas. Desta forma, as aeronaves AF-1 modernizadas terão de continuar operando a partir de bases em terra.

Veja mais: Marinha do Brasil demonstra interesse pelo míssil mais rápido do mundo

O porta-aviões NAe São Paulo não realiza operações navais desde 2011
O porta-aviões NAe São Paulo não realiza operações navais desde 2011

O navio foi comprado da França em 2000 e seu antigo nome era FS Foch. O porta-aviões São Paulo substituiu o NAe Minas Gerais, que tinha metade da capacidade da embarcação atual. O navio francês empregado atualmente foi construído entre 1958 e 1960.

O São Paulo pode carregar até 40 aviões e leva uma tripulação de 1.000 homens. Na últimas atividades realizadas pela Marinha, o navio operou com uma combinação de caças AF-1, aviões patrulha S-2 Tracker e helicópteros de apoio.

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  1. De que adiantou comprar uma sucata igual a esta para ficar sempre em reforma e nunca chega ao seu final? Deveriam processar quem comprou e fazer ressarcir todo prejuízo causado ao erário público.

  2. Que porcaria que fizemos ein, caças da guerra do vietinã e segunda guerra mundial, são melhores que essa porcaria, podem até não levar tantas bombas, mas em velocidades máximas, que hoje é o que conta, esse teco teco ai toma pal de um boing 777

  3. É melhor fazer uns testes antes de fechar a compra: testem no senado, câmara, palácios da guerilheira, do vice, dos governadores, prefeitos etc etc etc

  4. É impressionante o nível rasteiro dos comentários de dois sujeitos que não entendem nada de aviônica, menos ainda de sistemas de defesa. Não gosto desse termo, mas é o mais adequado a esses “analistas”: coxinhas!

  5. Sujestão: A França tem 2 porta helicópteros prontinhos que não entregou para a Rússia pelo problema na Ucrânia. Preço de cada um: 1.5 bilhões de dólares! Acho que dá para comprar e são muito mais úteis que porta aviões, para operar principalmente na área de exploração do pré-sal.

  6. Acredito que essas reformas, só fizeram bem para nossa tecnologia, porém comprar sucata é uma bosta…

  7. SE A EMBRAER PODE FABRICAR AVIÕES PARA A MARINHA PORQUE NÃO SE FAZ O MESMO COM A FAB? A FAB FOI COMPRAR AVIÕES CAROS DOS SUECOS. TEM COISA AI HEIN.

  8. Faltou esparadrapo para remendar o velho McDonnell Douglas A-4 Skyhawk, quero dizer o revitalizado AF-1, que dentre outras façanhas é capaz de operar em porta-aviões. Agora só falta o porta-aviões. Meu deus, parece que estamos em Portugal. Agora já sei poque a leitoa, quero dizer a presidANTA, fez o corte bilionário. Para comprar alguma sucata de porta-aviões e enriquecer a ‘cumpanheirada’ e os vozinho de caminha branca e medalha no peito. É bom essa gente tomar cuidado pois o outro vozinho que enfiou ‘sua’ medalha no bolso foi preso hoje.

  9. Deixa ver se entendi…, modernizamos os caças para operarem até 2015, mas o porta aviões NAe São Paulo (que seria a base original desses caças) está parado desde 2011 e a “previsão” de volta ao mar é para 2019. Portanto, os caças tem vida útil operacional de sua originalidade de somente 6 anos?… É ISSO MESMO…????

  10. Alvimar,

    Sim, é isso mesmo. Porém, é esperado que a Marinha adquira algum tipo de nova aeronave embarcada no futuro. Fala-se em criar uma versão naval do Gripen.

  11. Aproveitando a deixa : E o submarino nuclear que iriamos desenvolver em conjunto ? (morreu na casca ???)

  12. Desculpe-me Sr. Vinholes, mas se entendi o Sr. diz que no futuro, quando o porta aviões esteja preparado para receber as aeronaves superadas, desculpe, recuperadas com muita inversão, a Marinha então ja estará preparando of Grippen modificados para operação naval, e não os Skyhawks ultrapassados.
    O povo de Portugal deve estar morrendo de rir dos brasileiros.

  13. Nossa gente, isso é uma vergonha…..se eu fosse o Governo faria isso sem noticiar nada, esse avião é tão ultrapassado que até índio derruba ele (modo de dizer).

    não estamos mais em um cenário perigoso, mas com toda a certeza nosso poder bélico não influencia em nada em um país que que passar a mensagem que nos atacar seria um ‘ataque custoso’ pelo contrario, em termos de veículos podem vir até de U-Boat e F-4 Phantom dos museus que levam.

  14. Por que ao invés do Brasil comprar caças de outro País, não compra só a tecnologia para fazermos eles aqui no Brasil pela Embraer. Não sairia mais barato? Fica a dica.

  15. SHARKDIVER, a EMBRAER está participando da compra dos caças, com transferência de tecnologia em acordo com a GRIPEN…

  16. Se a vida útil estimada é até 2025 então lá por volta de 2035 devem começar a aposentar os aviões.

  17. Alvimar e Thiago, a matéria fala que os caças irão operar até 2025 e não 2015.

  18. eu não entendo porque gastar dinheiro com este navio, sempre em reparo sempre com problema, e agora os A4 ficarão em terra como sempre ficaram, e ainda mais que o navio só ira ficar pronto em 2019 e os aviões tem vida util até 2025, tomara que façam um gripen naval, chega de sucata

  19. Quanta ignominia se fala, a respeito de um tema sério, o qual, não nos tem preocupado, dada a nossa falta de capacidade de ver e fazer as coisas. Nós brasileiros, precisamos sim, de nos equiparmos, para uma possível derrocada de nossos pretensos inimigos. Não comprando sucatas, quer seja no âmbito naval, ou aéreo, mas , fabricando as nossas próprias armas, com tecnologia totalmente nossa. Não essa de dizer , que não somos capazes, porque acredito, que o povo brasileiro devido essa mistura de raças com as quais , lidamos hoje, basta o governo deixar de roubar e enganar, para investir pesado nessa gente. Aí veremos, as nossas pespectivas se realizarem. Deixem um pouco de lado o vicio pelo futebol, carnaval e bebidas, e passem a se preocuparem com as nossas defesas, não só nos mares ou aéreas, mas sobretudo em nossas fronteiras, por onde entram armas munições e drogas, que nos enfraquecem, mas detonam-nos até mais não existir o país Brasil.

  20. 1. Modernizar os aviônicos de um projeto no início da década de 50 é terrível. Mas já estamos craques em remendar antiguidades como os F-5 e Mirages.
    2. Vão operar até 2025, mas o único porta-aviões só sairá da reforma em 2019, se sair. Planejamento é tudo!
    3. Seríamos presa fácil até para a Venezuela com seus caças russos.

  21. E que armamentos seriam estes?
    Eu respondo.
    Nenhum.

    A MB não adquiriu nenhum armamento para os AF-1 como insinua a matéria. Continuam com os velhos AIM-9H que vieram junto com eles do Kuwait além dos canhões Colt. Mais nada.

    Ele adquiriu a capacidade de lançar novos armamentos.

    Existem planos para adquirir novos armamentos mas é só. A MB pode planejar a vontade pois o papel aceita qualquer coisa principalmente em tempos de recessão.

  22. Na realidade a Marinha comprou esses aviôes de segunda ou terceira mão, já foram usados na guerra do Vietnã e não são mais fabricados.

  23. E que armamentos seriam estes?
    Eu respondo. Nenhum.
    A MB não adquiriu nenhum armamento para os AF-1 como insinua a matéria. Continuam com os velhos AIM-9H que vieram junto com eles do Kuwait além dos canhões Colt. Mais nada.
    Ele adquiriu a capacidade de lançar novos armamentos.
    Existem planos para adquirir novos armamentos mas é só. A MB pode planejar a vontade pois o papel aceita qualquer coisa principalmente em tempos de recessão.

  24. ESTÁ NA HORA DE FAZER DA DEFESA NACIONAL UMA PRIORIDADE, COM SERIEDADE, PLANEJAMENTO, OUSADIA, CORAGEM E SITUAÇÃO TÉCNICA POSSÍVEL, ORIENTADA POR PROFISSIONAIS MILITARES E CIVIS DE ALTO CONHECIMENTO TÉCNICO, INDUSTRIAL, OPERACIONAL, LOGÍSTICO E DE ELEVADO SABER EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. PARA QUE SEJA ELABORADO UM PLANO IMEDIATO DE INTEGRAÇÃO DAS FORÇAS MILITARES, PARA A DEFESA NACIONAL, COM A COMPRA DE AVIÕES F-35, E F-18 HORNET, QUE SÃO OS MELHORES, FABRICAÇÃO NACIONAL IMEDIATA DOS AVIÕES DE TRANSPORTE E DE VIGILÂNCIA ELETRÔNICA, FABRICADOS PELA EMBRAER, COMPRA DE DOIS PORTA AVIÕES AMERICANOS, COM CLAUSULA EXCLUSIVA DE CONSTRUÇÃO DE MAIS DOIS AQUI NO BRASIL, COM O REPASSE DA TECNOLOGIA. COMPRA E FABRICAÇÃO NACIONAL DE HELICOPTEROS DE ALTA VELOCIDADE, E GRANDE CAPACIDADE DE CARGA, COM ARMAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO, QUE O BRASIL JÁ TEM CAPACIDADE TÉCNICA DE CONSTRUÇÃO. COMPRA DE DESTROYERS, DE ALTA VELOCIDADE, MOVIDOS À TURBINA, E GRANDE POTENCIAL DE ATAQUE, FRAGATAS COM ARMAMENTO DE DEFESA-ATAQUE COM MISSEIS TELEGUIADOS, NAVIOS OFICINA E SUBMARINOS CONVECINONAIS E ATÔMICOS, QUE TENHAM GRANDE DE CAPACIDADE DE MANOBRA, E VASTO PODER TECNOLÓGICO EM ARMANENTOS. VEÍCULOS BLINDADOS DE ALTA CAPACIDADE DE FOGO, COM ARSENAL TECNOLÓGICO MODERNO, DO QUAL O BRASIL TEM DOMÍNIO ATUALMENTE, E VEÍCULOS BLINDADOS DE GRANDE MOBILIDADE, QUE POSSAM ATUAR COM RAPIDEZ, PARA ATAQUE-DEFESA, E FACILIDADE DE DESLOCAMENTO, CAMINHÕES MILITARES PARA TRANSPORTE DE ARMAMENTO E SOLDADOS, COM CAPACIDADE DE CARGA, E POSSIBILIDADE DE ADENTRAR EM QUALQUER TERRENO, PORQUE O DESLOCAMENTO DE PESSOAL E ARMAMENTO, SÃO CRUCIAIS, EM MATÉRIA DE DEFESA. POIS DEVEMOS ESTAR ATENTOS QUE O BRASIL TEM RECUROS NATURAIS, AGUÁ, PETRÓLEO, BIODIVERSIDADE EM GRANDE ESCALA, OS QUAIS SÃO OBJETO DE DESEJO DE MUITAS NAÇÕES. ENTÃO A PREVENÇÃO É A MELHOR TÁTICA DE DEFESA.

  25. Considerando que a venezuela e argentina são dois paises de um hipotetico cenário de inimigos continentais, nada mais tranquilo do que termos um porta aviões e uma fabrica de aviões de guerra. Mas somente para enfrentar inimigos desse porte.

  26. Bom, foi o tempo em que eu concordava com este tipo de equipamento para o Brasil. Hoje, reavaliando, vejo que não temos necessidade de um porta-aviões. Senão vejamos, este vetor é um equipamento de “projeção de poder”, e eu pergunto, que poder cara-pálida? O que nós precisamos é de uma força moderna (mesmo que enxuta) com vetores realmente capazes de intimidar, como os submarinos nucleares (isso sim) e fragatas com tecnologia stealth.

  27. Alameda Ibaté,123
    Modernizar aeronaves superadas para ficarem paradas num porta aviões inoperante faz sentido? Para mim é dinheiro jogado fora, ainda mais nesta época na qual o governo deve fazer cortes. O Ministério da Defesa e a Marinha deveriam ter um pouco mais de discernimento com as verbas públicas e respeitar o povo brasileiro

  28. Não tentem culpar a Dilma, que reformou os aviões. Quem comprou a velharia (porta-aviões e os aviões usados) foi FHC.

  29. Desde quando o FHC vendeu a copa do mundo de 98 para a para conseguir o Foch, a marinha do Brasil vem torrando dinheiro num conceito certo, mas de forma errada. O São Paulo está a meses largado em São Paulo com problemas constantes de motor, incêndio, entre outras falhas. Agora, pegam o A4 com uma aviônica totalmente ultrapassada para integrar o esquadrão aero-marítimo que só está servindo de treinamento e ralo para os recursos já escassos da Marinha.

  30. Se o Brasil Faz plataformas petroliferas que abrigam milhares de pessoas em alto mar, porque não consegue fazer porta aviões com tecnologia nacional? O Brasil tem a terceira maior fabrica de avões do mundo e se as multinacionais atraves de corruptos não tivesse sabotado o Sr Gurgel teria sido o nosso Sr “Ford” com motores para automoveis com tecnologia totalmente nacional,o Brasileiro poderia ter um arro bom e barato se tivessem apoiado a fabrica Gurgel nos anos 60 e 70,pois o brasileiro quando quer sabe fazer.

  31. Impressionante como as pessoas inadvertidamente comentam fatos e assuntos que não dominam. Até fica parecendo que artefatos bélicos e de defesa estão disponíveis em uma gôndola ou prateleira de m hipermercado para o país que quiser comprar.
    Como bem disse o Autor THIAGO VINHOLES (parabéns pela excelente matéria!), aquisições valem ouro, como também envolvem questões diversas, como disponibilidade, segredo industrial, alinhamento político, segurança nacional, políticas de estado, custo de aquisição, manutenção e treinamento e inviolabilidade de sistemas, enfim, apenas um pequeno rol, já que existem inúmeras outras implicações.
    Na maioria dos casos, as FFAA de países que não dominam tecnologia tem que se contentar com aquisições por oportunidade, com foi o Ex-Foch (FR), as fragatas Classe Greenhalg (UK), os CT Classe Pará (USA), os A-4 Skyhawke tantas outras realizadas nas últimas décadas.
    A transferência ou compartilhamento de tecnologia é algo muito restrito. E assim sempre vai ser. Os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) definem a capacidade de um pais ser autossuficiente em Defesa. Esses recursos no Brasil são sempre escassos. Por isso, essas oportunidades de aperfeiçoamento de unidades usadas são ótimas para aparelhar a Base Industrial de Defesa. isso é estratégico!!! Abcs.

  32. Vale lembrar que o Foch, quando comprado pelo Fernando Henrique, veio praticamente DE GRAÇA. Posso me equivocar no valor, mas algo como US$ 10 milhões. Um valor irrisório para um porta-aviões. Esta “barganha” já estava, desde aquela época, acreditem, atrelada ao projeto FX. A França queria muito ganhar a concorrência e “cedeu” o Foch.

  33. O Brasil é um exemplo para o mundo…enquanto outros países gastam bilhões de dólares em aviões, o Brasil reforma aviões dos anos 50 do século passado! A decadência do Brasil não tem fronteiras. Está na política, na economia, na educação, nas forças armadas etc.

  34. boa tarde , alguem pode me dizer quantos demora em teste e estudos para se colocar um aviao em voo , eu lhes digo , em media 15 anos , de quando se pensa em fazer ate o primeiro voo do mesmo , entao alguem imagina qual o custo dede projeto , aos amigos sim é muito , nas muito , mais barato comprar a sucata e ai aprender com ela como se faz , e ai entao fazer reformas e com as tecnologias atuais , ou vcs acham que alguem investe 20 anos de estudos para dar de graça a alguem , se algums dos leitores nao sabem o que falam , começem a estudar , assim eu trabalhei na enbraer , e sei bem o que falo

  35. Deixe me ver…..

    é a mesma coisa que colocarmos GPS, ar condicionado e kit multimidia num Ford Corcel II (1982)???

    Meus Deus, isto é Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!! Num país sério isso é pena de morte para quem teve essa idéia e quem executou!!

  36. Olha aí Thiago, pesquise antes de publicar: A Marinha a Embraer perpetraram um teatrinho ridículo. O AF-1M “entregue” em cerimônia na Embraer está qualquer coisa muito longe de estar pronto. Nada nele está integrado. Nem mesmo o radar funciona. Navegação, radar, rwr, nada fala com nada. Falta muito para poder ser entregue. Foram 3 vôos de ensaio e nada mais. A MB não queria fazer a cerimônia, mas a Embraer e alguns políticos obrigaram a que ocorresse. A Embraer estar apanhando horrores para fazer a integração. Agora é torcer para conseguirem, mesmo além do prazo.

  37. Muitos comentários, mas poucos merecem serem lidos, criticar é fácil, realizar é muito difícil.
    As três Forças Armadas juntas têm um Orçamento menor do que alguns Ministérios Brasileiros.
    A Cultura do Povo é contrária as Forças Armadas, mas elas têm um papel Democrático importante, espero que a Sociedade Brasileira comece a reavaliar sua posição no que tange as Forças Armadas.

  38. Josue

    Quem comprou o São Paulo e os A-4 não foi o FHC e sim o Almirantado, o mesmo Almirantado que agora no governo Dilma pretende(ia) gastar mais de 1 bilhão de dólares na reforma do São Paulo. Por este preço se compram três fragatas coreanas da Classe Incheon novas. O Almirantado deveria colocar os pés no chão e parar de achar que a MB é uma U.S. Navy, pois não é. Nossos meios de superfície estão caindo aos pedaços, das seis fragatas Barroso, apenas três estão operacionais mas operando com restrições. As Niterói usadas na missão de patrulha do Líbano operam com vários equipamentos inoperantes.

  39. “O Brasil é a única nação da América do Sul que possui um porta-aviões”. Possuir um porta-aviões não adianta nada quando ele não navega. Quer dizer que ele vai ficar parado 8 anos só para reforma e atualização? Os EUA construiriam uns dois novos nesse tempo. E nucleares.

  40. Estudei e trabalhei no A.M.R.J. participei da construção das fragatas classe NITERÓI, INDEPENDÊNCIA e UNIÃO e outras embarcações menores, quando na Diretoria de Engenharia Naval participei da construção do navio escola BRASIL. Conheçi a força daquele arsenal e sua mão de obra, não consigo entender como o governo tem coragem de pagar milhões de dólares com essa sucata SÃO PAULO, que só serve para dar problema e gastar dinheiro e não investe no reaparelhamento do A.M.R.J. e no projeto de um porta aviões, erros acontecerão, o primeiro submarino nuclear americano afundou e matou toda sua tripulação, outros problemas aconteceram e hoje possuem uma frota de submarinos nucleares.
    Acorda governo brasileiro, acorda autoridades da MARINHA DO BRASIL.

  41. Quando compraram esses aviões eles ainda eram operacionais. faz 20 anos. Mas o porta aviões o LULA comprou da França, sucateado e totalmente ultrapassado alias queria também comprar da França caças Dassault Rafale . A Rússia queria montar uma fabrica de helicópteros Mi-Mi 24 e transferir tecnologia, e o Brasil não quis, aliás o LULA não quis. Tinha que ser da França, para o Brasil tentar uma cadeira fixa no conselho de segurança da ONU. Na verdade o sonho do LULA era ser secretário geral da ONU. Tantas viagens amizade com Irã, Venezuela, Cuba, Bolívia, quase toda África, tudo para conseguir o voto deles. Imagine o sapo barbudo de secretário geral da ONU, só cachaça…

  42. Com a ajuda de todos os especialistas que comentam estas matérias, com certeza o Brasil conseguiria projetar, produzir e colocar em operação um caça supersônico de decolagem vertical!

  43. Todo mundo só falou bobagem até agora, o porta aviões do Brasil foi comprado a preço simbólico pelo FHC e já era sucata, o nome original era Foch, foi usado na primeira guerra do golfo pela marinha da França, então os coxinhas tem que culpar a Dilma por tudo, quem sabe se um passarinho cagar na tua cabeça, vais dizer que foi a Dilma quem mandou.

  44. Hahahahaha…isso me lembra a musiquinha…”Brasil vai lançar foguete…Cuba vai lançar também….lança, Cuba, lança!….quero ver Cuba lançar….” até já disseram aqui que a Venezuele é um potencial “inimigo” para entrar em guerra com o Brasil…hahahaha quanta abobrinha…. não esqueçam que a Dillma é PT, e PT é amiguinho do Chavez finado e do Chavez atual, da turma bolivariana, vai ter guerra não…. mas se tiver, eu vou pra Bahia….lá vai ter festa (de despedida dos pracinhas) com direito a trio elétrico com Ivete, Claudinha e Chiclete hahahaha

  45. Quem sou eu para postar um comentário, visto que só expert no assunto comenta por aqui. Quantos daqui conhecem o Baenspa? Já esteve lá. Ou pelo menos já passou por São PEdro da Aldeia? Acho que lá tem gente suficientemente esclarecida e capacitada para dar um parecer sobre este assunto. E se eles disseram que está, ok, então meu irmão…o que voce escreve é w3rd4!

  46. Caro Rubens,

    Na próxima vez escreva em caixa baixa, por favor. Assim fica difícil de ler.

  47. Faz um pouco mais de 30 anos trabalho, ou tento trabalhar, na área aeroespacial aqui no Brasil, e pude aprender o seguinte:
    1- O Lula queria negócio com a França para trocar o Sucatão dele pelo Avião Frances Carla Bruni.
    2- S. Dumont voou em 1906, mas não criou a Industria Dumont aqui no Brasil. Só 60 anos depois tivemos a Embraer. Assim podemos concluir que estamos 60 anos atrasados.
    3- Sem importação, hoje, o Brasil não consegue construir a tecnologia utilizada na 2ª Guerra.
    4- Quanto a submarino atômico para fins pacíficos ( ideia era fazer a travessia para a Ilha de Paquetá), em 1987 trabalhei com um monte de papelada e projetos do mesmo, e já em 2015…nada. Dizem que a troca de tecnologia com a França vai nos ensinar construir submarinos diesel, o mesmo que os alemães usavam em 1939, mas com relógios digitais, não serão de ponteiros.
    Conclusão: temos uma defasagem tecnológica muito grande, pois vendemos minério de ferro a US$0,02/kg e importamos eletrônicos a U$1000,00/kg, conforme estudo feito pelo BNDS sobre Adensamento da Cadeia Produtiva Aeroespacial Brasileira (busquem no google).
    Não entendo de muita coisa, mas é o que pude observar.

  48. Para os desinformados, o Brasil está em 22º lugar em poderio militar no ranking mundial (sem contar bombas atômicas), muito a frente de qualquer outro país da América do Sul. A recente compra dos caças Gripen prova que estamos investindo, ainda é pouco mas é melhor que nada. Esses caças AF-1 são capazes de bombardeios estratégicos e combate aéreo. Não subestimem os que estão investindo na melhoria militar do nosso país. Críticar é muito fácil….

  49. E cado o dirigível da polícia do RJ que custos uma fortuna e ninguém o vê nem tem notícias tem pelo menos 2 anos?????
    Rouboooo
    O porta aviões parado desde 2011 e vai ficar parado até 2019??
    – Ninguém faz nada para prender esses ladrões que fazem uma compra dessas?
    Roubooooo
    Aviões novos para porta aviões que fica parado?
    Roubooooo

    Dilma e seus Camaradas na cadeia já!!!!! ANtes que tenhamos que vender o Brasil para pagar as dívidas.

  50. Thiago voce sabe informar qual é o maior helicoptero para uso privado que chegou o porto de Paranagua e esta sendo montado para voar para o Rio de Janeiro e participar de uma feira? Se possivel divulgue foto.

    Muito boa a sua coluna, vou acompanhar.

  51. Ao Sr. Antônio: Plataforma de petróleo e porta-aviões são duas coisas bem diferentes.

    Quanto aos vizinhos invadirem, acho pouco provável, pois há muita terra e muita gente para qualquer um deles dominar, a não ser que todos eles se unam e nos fatiem.

    Quanto ao porta-aviões, isso é usado mais para invasão. O Brasil não pretende invadir ninguém, então seria melhor investir num “paliteiro”, ou seja, plataforma de mísseis e foguetes de longo alcance para interceptação de satélites, navios, e aeronaves.

    E finalmente, se o Brasil deseja ser respeitado e desencorajar ataques, deveria fazer mísseis nucleares com múltiplas ogivas.

  52. Impressionante como a maioria dos comentários aqui é risível, visivelmente vindo de “entendidos” no assunto. Modernização de aeronaves é algo muito comum, feito inclusive pelos EUA, que dispõe da maior frota aérea do mundo. Para países como o Brasil, é inviável compra de 100% de aeronaves “topo de linha”, pois o custo é proibitivo. Produzir localmente também, sem contar que isso demanda obtenção de licença ou então desenvolver tudo do zero. Dei verdadeiras gargalhadas com um dos comentários, onde é dito que o AF-1 toma “pau” de velocidade máxima até de um Boeing 777. É o mesmo que se vê quanto a carros, o cabra só olha a velocidade máxima para definir qu carro é o melhor. Mas quanto tempo será que leva para o AF-1 atingir a velocidade máxima quando comparado ao Boeing 777? Não vou falar nem da manobrabilidade de ambos, pois essa comparação é tão esdrúxula quanto comparar melancia com bicicleta…

  53. Li de tudo e todos estão corretos no que falam. Os defensores das armas tem suas razões, os críticos das reformas também. Existe um porém não levado em conta. Somos um pais continental do qual nenhum exército no mundo tem capacidade de ocupação por qualquer meio ou recurso. Estamos aqui á mais de 500 anos e pouco conhecemos de nós mesmos, de nosso território, de nossas riquezas, pontos fortes ou fracos. Este é o principal motivo da inanição militar. Somos inconquistáveis logo não precisamos nos preocupar com nada. Continuemos nas redes à sombra e com água fresca. Tive três oportunidades para perceber o tamanho de nossa mediocridade. 1) Visitei o Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro por ocasião da construção do submarino Ticunha. Estavam em reforma o Aerodromo São Paulo que havia tido uma explosão na caldeira das catapultas. Dois mortos e muitos feridos. Estava em reforma um submarino convencional da Venezuela e toda a tripulação da marinha brasileira estava em terra por falta de combustível para os navios. Mais de 10.000 homens perdidos em uma ilha superpopulada. 2) Estive em Pearl Harbor e visitei um submarino americano da 2a guerra desativado, mas operacional, e pude ver o avanço tecnológico de 1940. Visitei um submarino alemão construído em 1935, bisavô do brasileiro Ticunha e estamos muito longe do que fizeram na 2a guerra. 3) Certa vez, pescando no pantanal, vi passar um caça patrulhando a fronteira com a Bolívia. Soube que decolou de Santa Cruz no RS e pousaria em Anápolis GO em voo diário. Penso e pergunto. Se formos alvo de ataque em qualquer ponto do território em quanto tempo damos resposta ???

  54. Deixe-me ver se entendi direito…O porta aviões foi SÃO PAULO (antigo FS FOCH) comprado da França em 2000 foi fabricado entre 1958 e 1960, ou seja, dois anos e esta parado desde janeiro 2011 ate 2019 para concluir a reforma????? o que a França leva 2 anos para construir o Brasil leva 8 para reformar…. Como faço para ter negócios com o governo brasileiro???????????????????

  55. São Paulo + A-4 = sucata + sucata

    Quando a Marinha do Brasil puder finalmente usar esses meios, estará pronta para enfrentar vários desafios… de 1960.

  56. o brasil um pais tão grande cheio de recurso ja teve o tucano não consegue junto com a embraer desenvolver tecnologia suficiente para construir caças.deveriamos construir nossos próprios caminhões, carros, trens etc.agora não se constroi mais nada vem tudo da china etc.

  57. Tudo não vale nada, sabe qual seria a solução do Brasil pedir ajuda aos extras terrestres< os Americanos pediram, e olha o que deu…

  58. CENA LEMBRA JUCA CHAVES; BRASIL JA VAI A GUERRA COMPROU PORTA AVIÕES, UM VIVA PARA A INGLATERRA 82 MILHÕES, AH MAIS QUE LADROES.
    HOJE JUCA CANTARIA ASSIM: BRASIL NÃO VAI A GUERRA, QUEBROU O PORTA AVIÕES, A FRANÇA VENDEU UM SUCATÃO, AH QUE ESPERTALHÕES.
    OS ALMIRANTES TAMANDARÉ E BARROSO DEVEM ESTAR SUSSURRANDO EM SEUS TÚMULOS AO VEREM O QUE FIZERAM COM NOSSA GLORIOSA MARINHA,.
    O BRASIL PODERIA PROCESSA OS GOVERNOS DA FRANÇA E INGLATERRA POR ESTELIONATO OU APLICAR O CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DEVOLVER O PORTA AVIOES RIO DE JANEIRO PARA A FRANÇA

  59. Alguém pode me explicar o que o Brasil fará com um porta-aviões??? Porta-aviões é uma arma de ataque para longe do território!! Por acaso vamos atacar o Paraguai? ou a Bolívia??

  60. Infelizmente, desde o tempo do porta avioes Minas gerais, existe uma “disputazinha” entre a marinha e a FAB. Até poucos anos por conta disso, a marinha não podia utilizar avioes a reação com asa fixa (pode isso???) Por conta dessas “rivalidadezinhas” idiotas, por exemplo, a argentina, na guerra das malvinas, deixou de mandar para o fundo do atlântico uns quinze navios britânicos, já que a marinha argentina sabendo regular as espoletas das bombas, NÃO passou a informação a Força Aerea, Argentina que simplesmente regulou as espoletas errado e cerca de 50 por cento das bombas, mesmo acertando os navios, não detonaram…
    quanto ao Af-1, é o mesmo que comprar um corcel II 1978 e dar uma retocada…

  61. Alguém falou ” fragatas Barroso”? KKKKKKKKKKKKK. Já que cada um aqui pode dar sua opinião. Eu dou meu “pitaco”. Jogamos muito dinheiro fora, em vários ângulos. Navios e aviões para lá de velhos, um meia vida, daria muito mais resultado, embora mais caros a princípio. Seria melhor realmente, investir nos meios de construção, armadores e profissionais, do que ficar comprando coisa velha para fazer “puxadinhas tecnológicas”. Alguém disse que os AF 1, estão em estado de arte? Configure, descreva melhor isso? Vi um texto sobre a nova fragata da euronaval, francesa, sword 90! Que espetáculo! Não falavam do preço, mas poderia perfeitamente fazer parte de nossos meios com cara de século XXI. 12 meios daqueles e uns 8 destroyers “horbat” com design mais furtivos e já estaria tudo ótimo para mim, 03 LHDs grandes, já adaptados para lançarem aviões, mesmo um de cada vez e tava bom demais! Navios de apoio, patrulhas de combate, baseados na visby, força fluvial, que cá para nós, o que temos nos rios…..e 15 subs, sendo alguns lançadores de mísseis de cruzeiro. Pronto!

  62. Foi bom ver que nossa Marinha em seu porta-aviões tem fabricação nacional. Espero que tenhamos uns porta-aviões com aviões mais atuais, não sei os modelos atuais, mas Marinha Americana tinha ou ainda tem em seus porta-aviões uns F-14, dobravam suas asas para serem recolhidos. Espero que nossa marinha possua porta-aviões, os quais possam conduzir caças semelhantes.

  63. Que fica falando de fabrica aviões aqui tenho só uma pergunta como?! No máximo junta as peças e nem isso o Brasil tem tecnologia para fazer, basta ver que a China não fabrica motores de aviões de combate e os compra da Rússia, o mais perto disso que o Brasil já fez foi o AMX que é de ataque, para operar em terra e em conjunto com a Itália, minha duvida é simples um porta aviões é para países como os EUA, Rússia, Reino Unido, França… que opera longe de seu pais uma aeródromo móvel o que realmente pode projeta poder e o Brasil pode? e quem tem 1 não tem nenhum não adianta ter um porta aviões sempre parado ou compra 2 para ter um em operação sempre mesmo que menor ou em vez de torra dinheiro nesta sucata(só em manutenção o que o pais gasto daria para comprar 4 fragatas) investe nos submarinos, nas substituições das fragatas velhas quem sabe o pais deixa de ter só 1 navio de desembarque de carros de combate… O nosso porta aviões é uma sucata sem uso!

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