Caça J-20 e novo helicóptero Z-8L participação do centenário do Partido Comunista chinês

Aeronave furtiva e inédito helicóptero de 15 toneladas foram vistos em ensaios sobre a capital Pequim no fim de semana
O caça stealth J-20 participará dos desfiles

O Partido Comunista da China prepara uma grande festa para marcar os 100 anos da sua fundação no dia 1º de julho. As celebrações incluirão um gigantesco sobrevoo de aeronaves avançadas da PLAAF, a Força Aérea do Exército Popular da China.

Neste fim de semana ocorreram os primeiros ensaios das demonstrações em Pequim, segundo relatos publicados em redes sociais. Entre as aeronaves utilizadas na apresentação aérea estavam o caça stealth Chengdu J-20 e o estreante helicóptero pesado Z-8L, até então pouco visto em ação.

Os ensaios incluíram a passagem em formação de diversos helicópteros formando o número “100”, para representar o centenário, dez caças J-10 emulando outro número, “71”, em referência ao dia 1º de julho, além de cinco caças J-20, o mais avançado do país, voando próximos.

A maior novidade até aqui é, no entanto, a presença do helicóptero Z-8L, que foi fotografado levando uma bandeira da China e com registro de que indica ser parte do 161ª Brigada Aérea de Assalto.

O Z-8L foi apresentado em agosto de 2020 e é uma variante bastante modificada do Z-8, um helicóptero produzido no país e baseado no antigo modelo francês Super Frelon, da Aerospatiale.

Embora seja possível identificar pequenas semelhanças entre as duas aeronaves, o Z-8L possui maior capacidade e espaço interno por ser um modelo da classe de 15 toneladas (equivalente ao russo Mil Mi-17, por exemplo).

Os desfiles militares são bastante comuns na Rússia e na China como forma de exibir poderio militar e induzir a população ao orgulho nacional. Para se ter uma ideia da grandiosidade desses eventos basta ver que os ensaios do fim de semana mobilizaram nada menos que 14 mil pessoas.

Total
10
Shares
Previous Post

Quantos DC-10 ainda estão voando no mundo?

Next Post

Airbus cria dois centros para desenvolver aviões movidos a hidrogênio

Related Posts