Alemanha confirma compra de helicópteros Chinook da Boeing

Ministério da Defesa da Alemanha autorizou a compra de 60 helicópteros pesados CH-47F para as forças armadas; modelo substituirá os CH-53 em serviço no país há mais de 50 anos
Na ponta do pé: o Chinook pode transportar 55 soldados ou até 10 toneladas de carga (Boeing)

A Ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht anunciou nesta quarta-feira (1) no Parlamento em Berlim a escolha do helicóptero pesado CH-47F Chinook da Boeing para reequipar as forças armadas. O modelo com rotores em tandem substituirá os antigos CH-53G Sea Stallion, em serviço no país há 51 anos.

“Avaliamos cuidadosamente as vantagens e desvantagens, bem como os riscos e depois votamos unanimemente a favor deste modelo. O Chinook é moderno e testado e comprovado. Com este modelo vamos reforçar a nossa capacidade de cooperação na Europa. Além disso, vamos adquirir uma frota maior e ganhar mais flexibilidade”, disse o ministra alemã.

Ao todo, a Boeing vai fornecer 60 exemplares do CH-47F aos alemães, num negócio que pode passar dos US$ 5 bilhões. O processo de seleção do novo helicóptero pesado corria desde 2019.

O Chinook foi o vencedor do programa STH (Schwerer Transporthubschrauber ou Helicóptero de Transporte Pesado em alemão), superando o Sikorsky CH-53K King Stallion proposto pela Lockheed Martin.

Em comunicado, a Boeing celebrou a escolha do CH-47F na Alemanha. “Com o Chinook, a Alemanha operará o helicóptero de carga pesada mais acessível, comprovado e interoperável da OTAN. Estamos ansiosos para trabalhar com os governos dos EUA e da Alemanha para finalizar esta venda sob o processo de Vendas Militares Estrangeiras.”

Antigo CH-53G utilizados pela Alemanha; helicópteros da Sikorsky chegaram ao país em 1971 (Lockheed Martin)

A equipe “Chinook Deutschland”, criada pela Boeing para participar do programa STH e oferecer os serviços de suporte para os helicópteros, também conta com empresas alemãs como a Lufthansa Technik, Rolls-Royce Deutschland e até a Airbus Helicopters.

O Chinook selecionado pela Alemanha, o CH-47F Block II com sondas de reabastecimento aéreo, é a variante mais avançada da aeronave americana. Segundo dados da Boeing, o modelo pode decolar com peso máximo de 24.500 kg, sendo até 10.000 kg de carga (ou até 55 soldados). A despeito de todo porte e peso, é um helicóptero muito rápido: alcança velocidade máxima de 315 km/h.

Um país sempre discreto e comedido em suas compras militares, a Alemanha vem negociando uma série de aquisições de artigos militares dos últimos meses em função da guerra na Ucrânia. Recentemente, o Parlamento alemão autorizou a compra de aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon, além de selecionar o caça Lockheed Martin F-35A para substituir parte dos antigos jatos supersônicos Panavia Tornado.

Total
0
Shares
Previous Post

Embraer E190 passa a ter primeiro operador caribenho

Next Post

Lufthansa receberá primeiro Boeing 787-9 no começo do segundo semestre

Related Posts
Total
0
Share