Com 5º jato C919 entregue, COMAC conclui 1º lote da China Eastern Airlines

Novo jato comercial chinês foi entregue à companhia aérea chinesa em 2 de março, marcando a conclusão da encomenda. Próximas entregas deverão incluir a Air China e a própria China Eastern em 2024
O 5º jato C919 da China Eastern Airlines
O 5º jato C919 da China Eastern Airlines (Redes sociais)

A COMAC, fabricante estatal chinesa de aviões comerciais, concluiu a entrega do primeiro lote de jatos C919 à China Eastern Airlines com o envio do 5º avião para a companhia aérea em 2 de março.

A aeronave de matrícula B-919F decolou do Aeroporto Internacional de Xangai Pudong, onde ficam as instalações da COMAC, assumindo o voo de traslado MU2999.

Ela pousou no Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao às 9h51, onde foi oficialmente recebida pela China Eastern.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O 5º jato C919 da China Eastern Airlines
O 5º jato C919 da China Eastern Airlines (Redes sociais)

A encomenda de cinco aeronaves foi a primeira do novo jato comercial fabricado na China, embora existam compromissos de aquisição de mais de mil jatos, segundo a mídia local.

O primeiro C919, B-919A, foi entregue à China Eastern Airlines em dezembro de 2022 e entrou em serviço no final de maio de 2023. Após ele, se seguiram o B-919C em julho, o B-919D em dezembro e o B-919E em 2 de janeiro de 2024.

As aeronaves têm sido uma espécie de laboratório para a COMAC aprimorar seus processos de produção e qualidade em meio a preparativos para acelerar a linha de montagem da aeronave.

Segundo lote e mais clientes

A própria China Eastern deverá começar a receber neste ano um segundo lote do C919, com 100 aeronaves, e que deve ser concluído em 2031.

O 5º jato C919 da China Eastern Airlines
O 5º jato C919 da China Eastern Airlines (Redes sociais)

Outra companhia aérea prestes a contar com um C919 é a Air China, que encomendou seis aeronaves no ano passado e receberá a primeira ainda em 2024;

Com capacidade para 168 assentos em classe única, o C919 é o primeiro jato comercial totalmente desenvolvido na China e um competidor para o Airbus A320 e o Boeing 737.

A COMAC está realizando um tour de demonstrações do C919 e do jato regional ARJ21 pelo Sudeste Asiático, tendo participado do Singapore Airshow e visitado o Vietnã na semana passada.

Total
0
Shares
1 comments

Comments are closed.

Previous Post
Fictício jato comercial de fuselagem estreita da Embraer

A Embraer pode ter um jato rival para o 737 e o A320?

Next Post
Jato E175 usado pela American Airlines

Banco aposta em encomenda de jatos Embraer pela American Airlines

Related Posts
Total
0
Share