Companhia aérea russa desiste de resgatar A320 que ficou preso em plantação de trigo
Ural Airlines afirmou que alternativas para retirar aeronave da Airbus são impraticáveis. Jato fez pouso de emergência em fazenda próximo a Novosibirsk em 12 de setembro após falha hidráulica

A companhia aérea russa Ural Airlines afirmou ao site Izvestia que abandonou os planos de recuperar um Airbus A320 que ficou preso em um campo de trigo na região de Novosibirsk.
A aeronave fez um pouso de emergência em 12 de setembro de 2023 após uma falha hidráulica e os pilotos escolheram uma faixa plana da fazenda para salvar a aeronave.
A operação de pouso foi bem sucedida, com nenhum dos 161 tripulantes e passageiros feridos, porém, o A320 empacou no campo de trigo.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A empresa passou então a avaliar alternativas para recuperar o jato comercial, mas nenhuma delas se mostrou viável.

Entre as opções estavam decolar de uma superfície congelada mas a densidade do subsolo se mostrou inadequada. Também chegou-se a pensar em construir uma pista convencional, mas a fazenda fica a quase 200 km de Novosibirsk, o que encarece o custo de construção.
Outras alternativas seriam levar o A320 inteiro ou em partes, neste caso por helicópteros, mas elas se mostraram impraticáveis.

Por atrapalhar a plantação, a Ural Airlines passou a pagar um aluguel pelo uso do campo de trigo ao fazendeiro, além de manter uma vigilância no local para evitar possíveis furtos.
Segundo a empresa, já foram gastos 10,5 milhões de rublos com a operação, cerca de R$ 575 mil.
“Estamos avaliando todos os riscos e devemos não utilizar esta aeronave em operação comercial, tendo em conta que nas condições atuais não há apoio do fabricante Airbus”, disse a porta-voz da Ural, Vera Gasnikova, ao Izvestia.
Perda do sistema hidráulico
O A320, matrícula RA-73805, realizava o voo U63183 entre Sochi e Omsk em setembro de 2023, porém, sofreu perda do sistema hidráulico e a tripulação decidiu alternar para o Aeroporto de Novosibirsk, que possui uma pista mais longa.
A aeronave ficou sem combustível antes de chegar ao aeroporto e fez um pouso de emergência a cerca de 185 km de Novosibirsk.
O jato voou pela primeira vez em fevereiro de 2004 e foi originalmente entregue à Air Arabia por meio de arrendamento da ILFC. Em 2013, o A320 foi transferido para a Ural Airlines, ainda em regime de arrendamento.