De olho em parcerias, Embraer leva o C-390 Millennium para o Aero India 2023

Aeronave multimissão está sendo exposta de forma estática no maior evento de aviação indiano, que ocorre nesta semana em Bangalore
Embraer KC-390 (Ricardo Meier)

Em meio a rumores de negociações com o governo e empresas indianas, a Embraer levou um jato C-390 Millennium para o Aero India 2023, maior evento aeroespacial do país, que ocorre nesta semana em Bangalore, no sul do país.

A aeronave multimissão brasileira está sendo exposta de forma estática no estande da Embraer e faz parte do esforço de vendas do segmento de defesa que inclui o avião de ataque leve A-29 Super Tucano, a variante de alerta aéreo antecipado P600 AEW&C do jato Praetor, além de soluções eletrônicas.

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“Estamos orgulhosos de exibir o icônico C-390 Millennium na Índia para que nossos convidados experimentem as verdadeiras capacidades desta aeronave multimissão militar do século 21”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“A Índia é um mercado-chave para a Embraer e queremos estabelecer parcerias que possam impulsionar ainda mais a indústria e as capacidades de defesa do país. Por isso, buscamos neste evento aumentar a interação com o ecossistema aeroespacial e de defesa da Índia.”

Embraer A-29

O discurso não é apenas figurativo. A Embraer estaria de fato em amplas negociações com o governo da Índia e também com grupos privados para estabelecer parcerias mais abrangentes relacionadas aos seus produtos.

Entre elas está o fornecimento do C-390 Millennium para a Força Aérea da Índia e que incluiria componentes locais no projeto. A fabricante admitiu as conversas em meados do ano passado, porém, não houve avanço conhecido até aqui.

Embraer P600 AEW
O P600 AEW&C, avião de alerta e controle aéreo (Embraer)

Parceiros no “Netra”

No começo do ano, surgiu outra informação, a de que a Embraer cogitava estabelecer uma linha de montagem do Super Tucano na Índia, com o intuito de prover a Força Aérea da Índia, mas também atender a possíveis pedidos de outras nações na região.

Há também negociações relacionadas aos modelos civis como a linha de jatos E2 e o turboélice de nova geração com 70 a 100 assentos.

A Índia é o primeiro país a adotar esse recurso no avião da Embraer; o modelo também voa no México, Grécia e Brasil (Divulgação)
A Força Aérea Indiana é um dos operadores do EMB-145 AEW&C (Divulgação)

A Embraer e a Índia têm como exemplo bem sucedio de parceria o fornecimento das aeronaves EMB 145 AEW&C, chamadas de “Netra” pela Força Aérea do país. O jato, inclusive, fez uma passagem pelo evento liderando uma formação com caças russos Su-30 e MiG-29.

A Índia tem expandido seus gastos de defesa por conta do acirramento das tensões na região. O país tem um relacionamento delicado com o vizinho Paquistão, além de temer a militarização da China, que ganhou corpo nos últimos anos.

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