Embraer oferece Super Tucano à Índia

Fabricante estuda a possibilidade de montar uma linha de montagem de aeronaves na Índia, segundo website local
além do Brasil, o Super Tucano também voa com as forças aéreas de outros 15 países (FAB)
além do Brasil, o Super Tucano também voa com as forças aéreas de outros 15 países (FAB)

A Embraer segue empenhada em conquistar novas vendas militares na Índia. Em entrevista ao website indiano Mint, Caetano Neto, head da divisão Embraer Defesa e Segurança para Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, revelou que a companhia espera vender às forças armadas do país a aeronave de ataque leve A-29 Super Tucano.

Na visão executivo, o Super Tucano é uma plataforma interessante para equipar a força aérea, marinha, guarda costeira e as forças de segurança de fronteira da Índia, relatou a publicação. Neto ainda ressaltou a possibilidade da Embraer montar uma linha de montagem no país em parceria com empresas indianas para abastecer o mercado local e também para exportações.

“Além de impulsionar a fabricação local do país, a Embraer também pode ajudar a Índia a se tornar um fornecedor crítico na cadeia de suprimentos global por meio de suas ofertas substanciais em unidades aeroespaciais”, disse o chefe da divisão de produtos militares da Embraer. “Vemos a Índia não como um cliente, mas como um parceiro de negócios promissor.”

A Índia é o primeiro país a adotar esse recurso no avião da Embraer; o modelo também voa no México, Grécia e Brasil (Divulgação)
A Força Aérea Indiana é um dos operadores do EMB-145 AEW&C  (Divulgação)

A Força Aérea Indiana (IAF, na sigla em inglês) já é um cliente de longa data da Embraer. A IAF é um dos usuários da plataforma AWACS baseada no jato regional ERJ-145, “avião-radar” que é operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com a designação E-99 – na Índia, o avião é conhecido pelo nome “Netra”. Outro produto da fabricante brasileira em serviço no país são jatos executivos Legacy 600, usados no transporte de autoridades indianas.

Embora ainda não confirme a negociação, a Embraer mantém contato com a IAF na tentativa de vender ao país o jato multimissão C-390 Millennium. Além da FAB, outros clientes que confirmaram pedidos pela aeronave foram as forças aéreas de Portugal, Hungria e Holanda.

Maior avião fabricado no Brasil: o KC-390 pode operar em pistas semi-preparadas (Embraer)

O interesse da Embraer na Índia também abrange a aviação civil. Em novembro do ano passado, a imprensa indiana apontou que a fabricante brasileira estava em busca de parceiros no país para produzir o TPNG, turboélice de última geração que pode ser o próximo produto da Embraer Aviação Comercial.

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  1. A Índia tem uma população gigantesca e não é um pais rico, mas tem um exército poderoso que está no terceiro lugar em quantidades de ogivas nucleares e pra que a Índia quer esses aviões que não serve para quase nada, esses aviões não são caças bombardeiro e por isso é insignificante.

  2. Seria um mercado interessante para a Embraer, tanto no mercado civil quanto militar….acho que vale o investimento.

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