Doença de Lula frustra anúncio de encomenda de 20 jatos E2 da Embraer na China

Acordo estaria prestes a ser assinado, mas adiamento da visita do presidente brasileiro à Ásia postergou encomenda de 20 E195-E2, segundo integrantes do governo
Embraer na China: negócios com grande potencial (Arte sobre imagem de divulgação)

A pneumonia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não apenas impediu sua viagem à China, mas também colocou em banho-maria uma aguardada encomenda de cerca de 20 jatos E2, da Embraer.

Segundo membros do governo ouvidos pelo jornal O Estado de São Paulo, o anúncio da venda de aviões E195-E2 para companhias aéreas chinesas estava praticamente pronto para ser revelado durante o encontro entre Lula e Xi Jinping, o presidente da China.

A possível encomenda chinesa, a primeira em cerca de 5 anos, é comentada há dias e marcaria o retorno em grande estilo da Embraer ao país.

No ano passado, a fabricante brasileira participou do Zhuhai Air Show, na China, onde anunciou que o E190-E2 havia sido certificado pelas autoridades de aviação civil do país.

Mas é o irmão maior, E195-E2, que mostra grande potencial no mercado chinês de viagens aéreas. Com uma capacidade para cerca de 130 passageiros, o maior jato comercial da Embraer se encaixa entre o modelo regional ARJ21 (90 assentos) e o novo C919 (168 assentos), ambos produzidos pela estatal COMAC.

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Em outras palavras, é uma aeronave que pode suprir uma lacuna importante para as empresas aéreas chinesas já que é pouco provável que um produto local seja desenvolvido em curto prazo.

O E195-E2 no Zhuhai Airshow, em 2022 (Embraer)

Linha de montagem

Não é por menos que o CEO da fabricante, Francisco Gomes Neto, tem comentado que a Embraer vê com bons olhos uma possível parceria com o governo chinês para viabilizar projetos no país.

Entre as opções estudadas estão uma linha de montagem dos E2 em território chinês ou programas de conversão de aeronaves de passageiros para carga, serviços de manutenção, desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e o fornecimento de componentes.

Tudo depende do nível de compromentimento das autoridades da China com o projeto, já que não se faz negócio lá sem o aval do Partido Comunista.

O E195-E2 pode se encaixar entre os dois jatos chineses produzidos pela COMAC (Arte sobre imagens de Weimeng, Matt Blume e Mustang)

Certamente, a família E2 pode ser a ponta de lança de um movimento mais amplo. A China, por exemplo, não produz aeronaves executivas e também deverá ser um grande mercado para eVTOLs como os que a subsidiária Eve desenvolve.

Uma nova data para a visita de Lula à China é cogitada para meados de abril. Até lá, a saúde do presidente será monitorada não apenas por seus eleitores, mas também por alguns executivos em São José dos Campos.

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  1. Ixi, Helton, agora eu fiquei frustRado…que erro horrível no título. Obrigado por nos alertar!

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