Helicóptero Black Hawk da FAB

Helicóptero Black Hawk da FAB ajudou a transportar urnas eletrônicas para regiões remotas (FAB)

Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão mobilizadas desde a última quarta-feira (11) para apoiar as eleições municipais de 2020 transportando pessoal e material para regiões de difícil acesso nos estados do Amazonas, Acre e Roraima. A atuação da FAB neste período faz parte da Operação Garantia da Votação e Apuração (GVA), conduzida pelo Ministério da Defesa.

De acordo com a FAB, participam da operação na região Norte um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Harpia, um C-97 Brasília e um C-98 Caravan do Esquadrão Cobra e um C-105 Amazonas, do Esquadrão Arara.

“É gratificante poder levar condições de voto até as comunidades isoladas e de difícil acesso em nossa Amazônia. O emprego da Força Aérea faz uma enorme diferença, com a participação de tripulações capacitadas e com experiência em operações na Selva Brasileira. As nossas aeronaves carregam muito mais que urnas e pessoal de apoio. Carregam cidadania”, disse o Capitão Aviador Frederico de Brito Machado, do Esquadrão Harpia.

Piloto do Esquadrão Arara, o Capitão Aviador Felipe dos Santos Pereira também está empenhado na missão. “Eu tive a oportunidade de apoiar as eleições municipais deste ano no estado do Amazonas, onde realizamos o transporte de tropas do Exército Brasileiro, de Humaitá para Manicoré, com o objetivo elevar a segurança desta localidade. É uma região com acesso muito limitado, onde o transporte fluvial levaria dias, e a Força Aérea realizou em 40 minutos, otimizando e tornando mais eficiente e eficaz este apoio.”

A FAB também transportará militares do Grupo de Segurança e Defesa da Ala 8, sediado em Manaus (AM), para realizar a segurança e garantir a votação e a apuração das eleições nos municípios de Manacapuru (AM) e Anamã (AM).

Veja mais: Após mais de 50 anos, Uruguai quer voltar a operar caças