Embraer Brasília é abatido por engano na Somália

Aeronave transportava equipamentos médicos; seis pessoas morreram na queda
EMB-120 Brasília da (Alan Wilson)

Um bimotor turboélice Embraer Brasília (EMB-120) operado pela companhia aérea African Express Airways, caiu perto de El Bardale, na Somália, na madrugada desta segunda-feira, 4 de maio, matando todos os seis ocupantes que estavam a bordo.

Segundo publicações da Somália, o avião proveniente de Mogadíscio estava transportando equipamentos médicos para a cidade de El Bardale, além de quatro passageiros. Relatos ainda não confirmados indicam que a aeronave, com matrícula queniana 5Y-AXO, foi derrubada por engano após ser atingido por um foguete disparado por militares da Etiópia que policiam a região.

Meios de comunicação da África apontam que as forças etíopes não estavam cientes de que o avião deveria aterrissar em El Bardale e entenderam a aproximação da aeronave como uma ameaça.

Esta é a primeira vez que um avião comercial da Embraer foi abatido. O modelo derrubado na Somália é o Brasília com número de série 259, fabricado em 1999 e entregue no mesmo ano à companhia aérea Comair, dos EUA. O turboélice voava com a African Express desde 2013.

Veja mais: Primeiro Super Tucano da Nigéria completa voo inaugural

Total
0
Shares
13 comments
  1. Esse presidente ou esse políticos que nós dão nojos
    Pós tudo vendem com pretexto melhorias mas e para suas garrafas de vinhos caríssimo agora querem a todo custo vence nosso patrimônio ladrões ladrões ladrões ?

  2. Se não estou enganado, A EMBRAER e O BRASIL estão com muita sorte. O cenário para a aviacao comercial é completamente adversos, veremos nos próximos 3 anos, os E2 175 – 190 e 195, substituírem os atuais as FAMILIAS A320 e 737. Deve haver UMA CORRIDA pelos ABAIXO de 150 passageiros. Se ganhar na LOTERIA vou aplicar tudo na EMBRAER. LEMBREM SE SE FICAREM RICOS COM MINHA IDEI, DIGAM PELO MENOS OBRIGAD

  3. Acho que agora a Embraer pode dar o início a uma segunda faze desenvolvimentista e de crescimento.
    O mercado vai precisar de novos aviões.
    Talvez fosse a hora de pensar em um KC 390 de passageiros, aeronave para pistas rústicas e que iria fazer sucesso na aviação regional.

  4. Tem que vender mesmo ,o governo não pode ter nada , na mão de governo as coisas tornam se cabide de emprego , quem dera se as privatizações incluicem a Petrobrás .

  5. Uma grande pena que seis passageiros (eu não sei se os pilotos estão na contagem) terem falecidos por conta de um ataque por engano.
    Mas aqui no Brasil as pessoas adoram acusar o pirão presidentes,por acaso já viram o que rege o nosso país? É só ver uma notícia publicada no G1 a três horas atrás sobre a grosseria e arrogância do nosso atual presidente. Eu sei que o foco da notícia não é esse,mas vamos olhar para o nosso país antes de acusar os outros. Mais um caso que um engano causa um acidente fatal…:-(

  6. Pode ser vendido para qualquer outro país, menos para a China! Aliás, nenhum país deveria fazer negócio com esse país! O momento atual seria uma boa oportunidade para o Brasil criar vergonha na cara e se planejar para despregar desse país! Até Alho(alimento) importamos da China!!!!

  7. Não sei o porque de tanta urgência em vender a Embraer. Se estivesse quebrada tudo bem, mas é líder em seu segmento. Muito estranho.

  8. Se a Boeing desistiu é hora do Brasil tomar uma atitude. A empresa e superavitária, tendo uma administração no nível da atual não deveria ser vendida.

  9. Minha opinião, governo tinha que ser só governo. Como falou uma pessoa aqui mesmo, empresas do governo só servem para “negociata política”. Não podemos ter esquecido do que fizeram os 2 últimos ocupantes do palácio de Planalto

  10. Enquanto o coronavirus não nos matar e outras maleficinas do mundo temos que valorizar a terra que o Senhor Deus nos deu para vivermos e tudo de bom que tem aqui no Brasil nosso País só nos resta nos unirmos e ajudarmos a orientar o governo para dias melhores acho que no caso da EMBRAER a venda não seria o ideal mas a associado com outra indústria de porte aeronáutica seria o ideal para um maior desenvolvimento do assim geraria empregos para Brasileiros neste mecanismo

Comments are closed.

Previous Post

Helicóptero “marciano” da NASA tem novo nome: Ingenuity

Next Post
Protótipo do novo jato regional Embraer E190-E2 (Embraer)

BNDES deve intermediar aporte de R$ 5,5 bilhões para a Embraer

Related Posts
Total
0
Share