Embraer concentra esforços da família Energia nos segmentos de 19 a 30 lugares

Em novo vídeo promocional, Embraer destaca tecnologias de motorização híbrida e de células de hidrogênio, que devem estar disponíveis na próxima década

Energia Hydrid Electric: avião com motorização híbrida pode chegar ao mercado na próxima década (Embraer)

Um novo vídeo promocional divulgado pela Embraer nesta semana trouxe atualizações sobre a família Energia, de aeronaves com sistemas de motorização de zero emissão de carbono.

No informe, a fabricante diz que concentra primeiramente os esforços da série de aviões comerciais ecológicos nos segmentos com capacidade entre 19 a 30 lugares, “enquanto também exploramos outros conceitos”.

O primeiro conceito da família Energia que a Embraer aposta suas fichas é o Energia Hydrid Electric, uma aeronave com motorização híbrida-elétrica. Segundo a fabricante, o modelo híbrido equipado com um pequena bateria poderá ser abastecido com jetfuel ou combustível de aviação sustentável (SAF). A previsão da empresa e que essa tecnologia esteja disponível a partir de 2030.

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A outra aeronave conceitual abordada pela fabricante no vídeo é o Energia Hydrogen Fuel Cell. Trata-se de um avião com motores elétricos, cuja energia é gerada pela conversão eletroquímica do hidrogênio. “Potencialmente, (será) a primeira aeronave a hidrogênio com zero emissões de carbono”, destacou a Embraer, que projeta essa solução para 2035.

A família Energia da Embraer contempla ainda o desenvolvimento de outros dois conceitos: o Energia Electric, um avião 100% elétrico, e o Energia Gas Turbine, com sistema de propulsão a combustão de hidrogênio ou SAF, tecnologias que devem ser disponibilizadas entre 2035 e 2040.

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