Embraer E190-E2 entra na mira de companhia aérea australiana dona de Fokker 100

Virgin Australia Regional Airlines revelou em memorando interno que está avaliando o jato brasileiro e o rival Airbus A220-100 para o lugar do antigo avião holandês
Fokker 100 da Virgin Australia
Fokker 100 da Virgin Australia (Bahnfrend)

A Virgin Australia Regional Airlines (VARA) está avaliando um substituto para os seus quatro antigos jatos Fokker 100, segundo um memorando interno que vazou na semana passada.

Entre as alternativas estão o Airbus A220-100, menor versão da aeronave, e o Embraer E190-E2, jato brasileiro que entrou em serviço em 2018.

“Estas são aeronaves de nova geração que oferecem desempenho superior em comparação com o F100, menor consumo de combustível e emissões através do emprego de motores turbofan com engrenagens, produtos aprimorados para o cliente e melhor desempenho operacional”, disse o gerente executivo da VARA, Nathan Miller, no memorando.

Segundo ele, a empresa prevê ter ao menos quatro aeronaves de nova geração baseadas em Perth, no oeste da Austrália, já a partir de meados de 2025.

Embraer E190-E2 pousa na fábrica da Airbus em Toulouse
Embraer E190-E2 (Reprodução/Aviation Toulouse)

Os jatos fariam sobretudo voos charters além de rotas regulares em períodos em que a demanda de fretamentos é baixa.

Jatos A220 e Embraer na Austrália

A Virgin Australia Regional Airlines possui quatro Fokker 100 com uma média de idade de 32 anos. São aeronaves que voaram inicialmente na USAir (hoje parte da American Airlines) e Midway além de um exemplar usado pela própria fabricante.

As aeronaves possuem 100 assentos em classe econômica, menos do que a capacidade nominal do jato regional holandês, que é de 108 assentos.

Airbus A220-100 - Delta Air Lines
A220-100 da Delta (Airbus)

A regional tem ainda sete Airbus A320 enquanto a Virgin Australia, que opera rotas domésticas, possui 87 Boeing 737NG e MAX.

Na Austrália, o A220 estreou na QantasLink, mas na variante -300, de maior capacidade. Já os E-Jets da Embraer estão presentes na Alliance Aviation além de um E190-E2 ser operado pela Pionair.

 

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