Embraer E195-E2 faz primeiro pouso em Congonhas

Jato com a pintura especial “Lion Tech” pousou pela primeira vez no aeroporto central de São Paulo
(Airway)
“Lion Tech”: o jato com pintura especial é um modelo de exibição para clientes (Airway)

O novo jato E195-E2 pousou pela primeira vez no aeroporto de Congonhas nessa terça-feira (22). Quem trouxe o avião para São Paulo foi a própria Embraer, que hoje tem agendado um voo de demonstração com a aeronave para a imprensa e clientes.

E a estreia do E2 no aeroporto central de São Paulo foi em grande estilo. O modelo é o protótipo de exibição com a pintura especial “Lion Tech” (matrícula PR-ZIQ), seguindo a série de customizações criadas pela Embraer inspirada em animais. O jato chegou ontem em Congonhas proveniente de São José dos Campos, da sede da Embraer, após um rápido voo de 31 minutos.

O “leão alado” da Embraer também possui uma cabine de demonstração com assentos distribuídos em diferentes distâncias entre assentos e opções de classe executiva.

O Airway está no voo de demonstração da Embraer, que deve decolar de Congonhas por volta das 15h e retornar em uma hora. Também estão na exibição autoridades e representantes de companhias aéreas Gol e Latam.

Novo gigante em Congonhas

O E195-E2 é um dos candidatos ao posto de maior avião operado em Congonhas. Ao pular uma geração, o novo jato da Embraer ganhou quase 3 metros a mais de comprimento, chegando em 41,5 m. É maior que o Airbus A320 (37,5 m) e o Boeing 737-800 (39,4 m), as aeronaves mais comuns no terminal aéreo paulistano.

A envergadura das asas do E2 também cresceu consideravelmente, passando de 28,7 metros da geração anterior para 35,1 m no modelo atual. Nesse quesito, o A320 (35,8 m) e 737-800 (35,7 m) superam o avião da Embraer.

O “Lion Tech” fez sua primeira demonstração no Paris Air Show, em junho (Embraer)

Maior avião comercial já desenvolvido no Brasil, o E195-E2 pode embarcar até 146 passageiros em fileiras com quatro assentos. Com fuselagens mais largas, o A320 e o 737 transportam mais ocupantes, mas com a malfadada poltrona do meio.

Os modelos da série da E2 também figuram entre as aeronaves comerciais mais avançadas do mundo, com um nível de equipamentos de controle e tecnologias de motorização semelhantes aos aplicados nos grandes jatos Boeing 787 e Airbus A350.

Além de aumentar as capacidades de passageiros com fuselagens alongadas, a versão reformulada dos E-Jets incorporou controles 100% eletrônico (full fly-by-wire), asas maiores e mais eficientes sem a necessidade de winglets, e uma nova linha de motores de baixo consumo. De acordo com a Embraer, todas essas novidades combinadas geram uma redução de até 15% no consumo de combustível das aeronaves.

A Azul já encomendou 51 jatos E195-E2 (Thiago Vinholes)

A primeira unidade do E195-E2 foi entregue à Azul em setembro e empresa deve receber mais seis aparelhos até o final deste ano – e mais 20 em 2020. Segundo o balanço comercial mais recente da Embraer, o maior modelo da série E2 tinha 124 pedidos até o final do primeiro semestre. Além empresa brasileira, outros clientes do jato são as empresas de leasing AerCap e Aircastle e a companhias Binter Canarias e Air Peace.

Seguindo o exemplo da Airbus que comprou o programa CSeries da Bombardier (agora A220) e praticamente dobrou o número de encomendas pela aeronave, o “boom” de pedidos dos jatos E2 é esperado após a finalização do acordo da Embraer com a Boeing para a criação da Boeing Brasil Commercial, previsto para o início de 2021. A joint-venture controlada pelo grupo norte-americano vai assumir 80% da divisão Embraer Aviação Comercial.

Veja mais: Azul completa primeiro voo do E195-E2 com passageiros

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Andrade
Marco Andrade
2 anos atrás

Pude ver o “Lion Tech” em frente o hangar da Embraer no porta abertas do DCTA da aeronáutica em São José dos Campos dia 19 de outubro último.

Previous Post

Boeing posterga entrega do primeiro 777X para 2021

Next Post

Test-drive de avião tem assentos misturados, apresentação VIP e voo agitado

Related Posts
Total
0
Share