O Phenom 300E é avaliado em cerca de US$ 10 milhões, o equivalente a R$ 54,4 milhões(Embraer)

A Embraer anunciou nesta segunda-feira, 29 de junho, a entrega do primeiro jato executivo Phenom 300E, uma versão aprimorada da aeronave VIP mais vendida pela fabricante brasileira. O jatinho foi adquirido pelo escritório norte-americano de advocacia Dunham & Jones, com sede no Texas.

O escritório, que já possui um Phenom 100EV, recebeu o Phenom 300E na semana passada, durante cerimônia realizada no Centro Global de Clientes da Embraer em Melbourne, na Flórida, EUA.

“Esta entrega especial aos nossos amigos do Dunham & Jones é uma prova do nosso compromisso contínuo em fornecer a melhor experiência aos nossos clientes”, disse Michael Amalfitano, presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva.

“Nossos clientes confiam nos advogados da Dunham & Jones para obter atendimento personalizado e individual e a aviação executiva é o que torna isso possível”, afirmou Paul Dunham, diretor da Dunham & Jones, P.C. “A velocidade, o custo operacional e a confortável pressurização da cabine do novo Phenom 300E certamente foram fatores decisivos em nosso processo de seleção, assim como nossa experiência excepcional com o Phenom 100EV.”

Lançada em Las Vegas no final de 2017, a aeronave é a versão aprimorada do Phenom 300, o jato de negócios com o maior número de entregas da última década.

O modelo reformulado conta com novas poltronas para os passageiros, com encostos mais largos para melhorar o apoio de cabeça e suporte para as pernas estendidos. A Embraer ainda afirma ter melhorado o isolamento acústico da cabine.

O Phenom 300E pode transportar até seis passageiros (Embraer) 

A lista de novidades no Phenom 300E também inclui um painel de informações do voo para os passageiros e oferece interação com os controles de ambiente da cabine, bem como a opção de entretenimento com sistema de áudio e vídeo sob demanda em dois monitores retráteis de sete polegadas, e conectividade bluetooth com dispositivos pessoais.

Indo além das melhorias no interior, o Phenom 300E teve ainda seu desempenho aprimorado: o modelo agora pode voar a velocidade máxima de cruzeiro de 859 km/h (20 km/h a mais que o Phenom 300) e teve a autonomia ampliada para 3.723 km (73 km extras), números que colocam o jato executivo da Embraer como o avião “single-pilot” mais veloz e com maior alcance do mundo.

O jato executivo mais vendido da Embraer também recebeu uma atualização da aviônica que inclui sistema de avaliação e alerta de performance de pouso (ROAAS), proteção preventiva contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, entre outros recursos.

O Phenom 300 está em operação em mais de 30 países, tendo acumulado mais de um milhão de horas de voo. É o jato leve mais entregue no mundo por oito anos consecutivos, acumulando mais de 540 entregas desde sua entrada no mercado, em dezembro de 2009.

Veja mais: Embraer entrega último jato executivo Legacy 650