Embraer só deverá lançar novos aviões a partir de 2026, diz presidente

Em entrevista, Francisco Gomes Neto afirmou que próximos dois anos serão de “colheita” de resultados e que empresa poderá entregar cerca de 80 aeronaves comerciais em 2024
O Tech Eagle: E195-E2 ganhou novo visual (Embraer)

A Embraer não pretende lançar nenhum novo avião no mercado em 2024 e 2025. Em vez disso, a fabricante brasileira de aviões deverá focar em melhorar seus resultados financeiros, disse seu CEO, Francisco Gomes Neto, à Reuters.

“Acho que daqui a dois anos poderemos falar em novos aviões para a Embraer”, afirmou Gomes Neto, sem citar um modelo ou categoria.

A Embraer atualmente desenvolve a família Energia de aeronaves com propulsão híbrida-elétrica, mas o primeiro produto só deverá chegar ao mercado por volta de 2030.

Até o ano passado, a companhia anunciava a pretensão de lançar um turboélice de passageiros de nova geração com 70 a 100 assentos, masteria abandonado o projeto em face da falta de um motor adequado.

Concepção artística do turboélice de última geração da Embraer (Divulgação)
Concepção artística do turboélice de última geração da Embraer (Divulgação)

Além disso, o mercado de aeronaves comerciais está no começo de uma transição tecnológica, voltada a eliminar as emissões de poluentes e a nova aeronave poderia acabar se tornando obsoleta rapidamente, dependendo da configuração escolhida.

Meta de entregas para 2024 pode chegar a 80 aeronaves

Há um outro produto em compasso de espera, o E175-E2, menor jato da família E2, mas que não possui pedidos após as empresas aéreas dos EUA e os sindicatos de pilotos não terem alterado as cláusulas de escopo que impedem a operação de aviões com mais de 39 toneladas de peso máximo de decolagem.

Ao mesmo tempo, a Embraer tem aproveitado a ausência de competidores no mercado regional norte-americano para continuar vendendo a primeira geração do E175, o qual responde por 86% das aeronaves de 70 a 90 assentos, segundo Arjan Meijer, CEO da divisão de avição comercial.

O protótipo do E175-E2 (Embraer)

Gomes Neto também falou sobre a expectativa de crescimento das receitas em 2024, que pode chegar a 20%. A meta de entrega de aeronaves comerciais pode atingir 80 jatos no ano que vem, além de 140 jatos executivos, afirmou ele, lembrando que não se tratam de números oficiais.

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Em 2023, a Embraer trabalha com uma meta de entregar de 65 a 70 jatos comerciais, um aumento em relação a 2022, quando foram entregues 57 aeronaves.

 

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