Entrega expressa: Jato chinês C919 tem quarto avião entregue três semanas após terceiro exemplar

Fabricante COMAC enviou novo avião comercial para a China Eastern Airlines nesta terça-feira, 2
O quarto jato C919, de matrícula B-919E, decola para ser entregue à China Eastern (Reprodução)

A China Eastern Airlines recebeu nesta terça-feira, 2, seu 4º C919, jato comercial de fuselagem estreita inteiramente desenvolvido na China.

A cerimônia de entrega teria sido feita pela COMAC, seu fabricante, em Xangai no dia 28 de dezembro, apenas 19 dias após o terceiro jato ter sido oficialmente recebido.

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A aeronave de matrícula B-919E decolou do Aeroporto Internacional Pudong às 9h44 e pousou no Aeroporto Internacional Hongqiao às 10h02, segundo comunicado divulgado pelo governo da China.

Uma das maiores transportadoras do país, a China Eastern Airlines é a cliente lançadora do C919, uma aeronave configurada com 164 assentos e que é um concorrente direto do Airbus A320 e do Boeing 737.

Aeronave da COMAC está em serviço desde maio de 2023 (CEA)

O primeiro C919 foi entregue em dezembro de 2022 e entrou em serviço em 28 de maio de 2023. A segunda aeronave, por sua vez, foi recebida em julho e iniciou voos comerciais em agosto.

A terceira aeronave (B-919D) só foi entregue pela COMAC em 9 de dezembro e entrou em operação comercial dias depois.

A China Eastern Airlines tem um pedido inicial de cinco aeronaves fechado em 2021 e deverá receber o 5º C919 em breve. O provável avião realizou seu voo inaugural em 31 de dezembro e teria o número de série 00011.

Ainda em 2024, a COMAC dará início às entregas da segunda e mais ampla encomenda, com 100 aeronaves. O cronograma prevê mais cinco C919 em 2024, 10 aviões por ano entre 2025 e 2027, 15 aviões por ano entre 2028 e 2030 e 20 jatos em 2031.

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