Estreia comercial do Boeing 737 MAX 7 fica para 2024

Fabricante reconheceu em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA que aeronave não deverá contar com certificação como previsto anteriormente
Boeing 737 MAX 7
O 737 MAX 7 deve entrar em serviço em 2024 (Anna Zvereva)

O início da operação comercial do 737 MAX 7 atrasou mais uma vez. A Boeing, por meio de um comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), reconheceu que a aeronave só entrará em serviço em 2024 e não neste ano.

Segundo o documento, a fabricante pretende obter a certificação de tipo da aeronave ainda em 2023, mas não haveria tempo hábil para que o MAX 7 entre em serviço, inicialmente com a Southwest Airlines, sua cliente lançadora.

O programa 737 MAX tem passado por grandes atrasos após os dois acidentes fatais que paralisaram a frota entre 2019 e 2021.

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A FAA (Federal Aviation Administration) tem sido mais criteriosa em aprovar as mudanças voltadas a ampliar a segurança da aeronave, o que afetou as variantes MAX 7 e MAX 10, de menor e maior capacidade da família.

Boeing 737 MAX 10 (Boeing)

A Boeing também informou à SEC que prevê que a FAA irá iniciar os voos de certificação do MAX 10 ainda em 2023, após aprovar o 737 MAX 7.

Com capacidade para até 230 passageiros, o MAX 10 é no momento o único oponente possível para frear as vendas recorde do Airbus A321neo. A Boeing trabalha com a certificação da aeronave em 2024.

Por isso, o jato é aguardado com ansiedade por suas futuras operadoras, como a Gol, que espera recebê-lo em 2025.

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