Europa concede a primeira certificação do mundo para um avião elétrico

Destinado a voos de treinamento, Pipistrel Velis Electro recebeu o certificado de tipo da EASA
Pipistrel Velis Electro
Avião elétrico Velis Electro da Pipistrel (Pipistrel Aircraft)

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) concedeu nesta quarta-feira, 10 de junho, o primeiro certificado de tipo do mundo para um avião elétrico, o modelo de dois lugares Velis Electro da fabricante eslovena Pipistrel Aircraft.

“Este é o primeiro avião elétrico certificado pela EASA, mas certamente não será o último”, disse Patrick Ky, executivo-chefe da EASA. Com o certificado aprovado, o avião elétrico da Pipistrel está liberado para ser entregue aos clientes e ser utilizado em atividades comerciais. O principal propósito da aeronave é servir no treinamento de pilotos.

“A certificação de tipo do Pipistrel Velis Electro é o primeiro passo para o uso comercial de aeronaves elétricas, necessário para viabilizar a aviação livre de emissões. É consideravelmente mais silencioso do que outros aviões e não produz gases de combustão”, afirmou Ivo Boscarol, fundador e CEO da Pipistrel Aircraft. “Confirma e fornece otimismo, para outros projetistas de aeronaves elétricas, que o Certificado de Tipo de motores e aviões elétricos é possível.”

O Velis Electro é resultado de uma intensa pesquisa e grande experiência da Pipistrel na aviação elétrica. A empresa da Eslovênia desenvolve aeronaves elétricas experimentais desde 2007.

Segundo dados do fabricante do leste europeu, o Velis Electro é impulsionado por um motor elétrico de 57,6 kW (equivalente a 77 HP) e voa a velocidade de cruzeiro de 166 km/h e máxima de 181 km/h. O avião com apenas 600 kg ainda alcança o teto máximo de 3.660 metros (12.000 pés) e tem autonomia de voo de até 50 minutos.

A empresa eslovena ainda destaca que o número reduzido de peças móveis no sistema de motorização “diminui drasticamente” os custos de manutenção da aeronave e o risco de mau funcionamento.

“O resultado geral de todas essas inovações revolucionárias é uma redução drástica nos custos operacionais, contribuindo significativamente para a acessibilidade do treinamento de pilotos”, frisa o comunicado da fabricante. “Este foi um projeto verdadeiramente inovador que rendeu muitos aprendizados para a futura certificação de motores e aeronaves elétricas, sem dúvida uma área de crescimento nos próximos anos, alinhada aos objetivos de proteção ambiental.”

A Pipistrel entregará os primeiro 31 exemplares do Velis Electro a clientes em sete países até o final de 2020. Outras aeronaves elétricos oferecidas pela fabricante são os modelos experimentais Alpha Electro e Alpha Electro LC e o planador motorizado Taurus Electro.

Veja mais: Embraer realiza primeiro teste estático com avião elétrico

Total
2
Shares
Previous Post

Boeing almeja realizar voo de certificação do 737 Max ainda em junho

Next Post

Pela primeira vez, Força Aérea dos EUA será comandada por um afro-americano

Related Posts
Total
2
Share