Força Aérea Alemã recebe o primeiro Airbus A321 de uso militar do mundo

Aeronave na versão de longo alcance A321LR é preparada para o transporte de tropas e evacuação médica; Luftwaffe encomendou dois jatos do tipo
Primeiro Airbus A321 militar do mundo: Luftwaffe encomendou dois jatos do tipo (Lufthansa Technik)

A Luftwaffe (Força Aérea Alemã) recebeu nesta quinta-feira (23) a primeira de duas aeronaves de transporte Airbus A321LR. O jato, com registro 10+15, foi convertido para o uso militar pela Lufthansa Technik, divisão de manutenção do grupo Lufthansa, que trabalhava no projeto desde dezembro do ano passado. O segundo aparelho, o 15+11, será entregue “em breve”, segundo a empresa alemã.

Está é a primeira vez que um A321LR ou qualquer outro modelo da família A320 será empregado em atividades militares. A principal função do novo jato recebido pela Luftwaffe será o transporte de tropas e passageiros, seguido de voos governamentais em rotas de curto, médio e longo curso. A capacidade máxima nesta configuração é de 136 passageiros.

“Estou muito feliz em receber o primeiro de dois A321LRs. Apenas dois anos se passaram desde o compromisso de financiamento até a entrega da aeronave: um exemplo de quão rápido pode ser a aquisição de produtos disponíveis”, disse Benedikt Zimmer, secretário de Estado do Ministério da Defesa alemão.

O A321LR da Luftwaffe servirá principalmente em missões de transporte de tropas (Lufthansa Technik)

Num segundo momento, a aeronave ainda poderá ser utilizada em operações de evacuação médica. Como parte deste incremento das capacidades do A321LR militar, a Lufthansa Technik já efetuou um trabalho de pré-modificações na aeronave, como a inclusão do sistema de suprimento estendido de oxigênio, um item crucial para a instalação de uma unidade de terapia intensiva na cabine.

“Para mim, o principal é que este Airbus A321LR com sua pintura cinza envia um sinal claro para nossas tropas”, comentou o tenente-general Ingo Gerhartz, comandante da Luftwaffe. “Nosso novo Airbus em breve estará voando para o oeste através do Atlântico para buscar tripulações de intercâmbio da Marinha na América Latina, por exemplo, ou levará nossos camaradas do Exército para a Lituânia ou nossos militares para a África. Este A321 levará um enorme pacote de missão e vai ajudar a salvar vidas em todo o mundo.”

Cabine da aeronave pode ser ajustada para voos de transporte ou evacuação médica (Lufthansa Technik)

Com alcance de até 7.400 km, o A321LR é a versão intermediária do A321neo. O primeiro modelo LR foi entregue pela Airbus em 2018. A fabricante europeia também trabalha no desenvolvimento do A321XLR, com alcance de 8.700 km e com previsão de estreia em 2024.

Total
6
Shares
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Previous Post

Espanha encomenda mais 20 caças Eurofighter Typhoon

Next Post

Novo turboélice avançado será primeira aeronave global da Embraer

Related Posts
Total
6
Share
0
Would love your thoughts, please comment.x