Força Aérea da Espanha avião-tanque que a FAB ainda não tem

Primeiro jato A330 MRTT foi entregue pela Airbus nesta semana e vai abastecer em voo os caças Typhoon e F/A-18, entre outros
O primeiro A330 MRTT da Espanha
O primeiro A330 MRTT da Espanha (Airbus)

A Airbus entregou o primeiro A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) para a Força Aérea da Espanha (Ejercito del Aire) em uma cerimônia nas instalaçõees da subsidiária Getafe, em Madri.

A aeronave de transporte e reabastecimento aéreo servirá na 45ª Ala, que fica na Base Aérea de Torrejón de Ardoz, também na capital espanhola.

A despeito de ser o “lar da conversão MRTT”, a Espanha ainda não operava a aeronave baseado no widebody A330-200.

O Ministério da Defesa, no entanto, contratou a Airbus para converter três jatos em novembro de 2021 e que voaram anteriormente na Iberia.

Cerimônia de entrega do A330 MRTT ocorreu em Madri (Airbus)

“Com a entrada em serviço deste primeiro A330 MRTT, a Força Aérea Espanhola tem agora  a melhor aeronave de reabastecimento do mundo em sua frota”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe da divisão da Airbus Defence and Space.

Até 111 toneladas de combustível

O segundo e o terceiro A330 MRTT espanhois estão em processo de conversão, mas a Airbus não revelou uma previsão de entregas.

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O avião da Força Aérea da Espanha é equipado com um sistema de rebastecimento de mangueira e funil e pode voar por 18 horas sem escalas (16.000 km).

O segundo MRTT da Espanha (Airbus)

A aeronave transporta até 111 toneladas de combustível, mas pode ser usada também para levar até 300 soldados ou 45 toneladas de carga.

Por fim, o A330 MRTT pode receber um kit de Evacuação Aeromédica (MEDEVAC)  com módulos de terapia intensiva.

A aeronave de reabastecimento aéreo é operada por vários países, entre eles a França, Reino Unido e Austrália.

Força Aérea Brasileira também quer converter dois A330 para MRTT

Assim como a Espanha, também o Brasil adquiriu jatos A330-200 usados com o intuito de convertê-los para aeronaves MRTT.

O KC-30 da FAB: designação ‘K’ (reabastecedor) por enquanto é apenas ‘enfeite’

Os dois jatos KC-30, recebidos em 2022, no entanto, seguem operando em configuração de passageiros, inclusive sendo requisitados pelo presidente Lula para viagens internacionais.

Para serem adaptados para reabastecimento aéreo, a FAB terá que fechar um contrato com a Airbus, que detém os direitos do projeto.

Até hoje não se sabe se o governo já chegou a um acordo com a fabricante ou se isso ainda é discutido.

2 comments
  1. O Brasil compra duas aeronaves para conversão em reabastecedor aéreo de caças e até hoje não os converteu. A Presidência da República os utiliza para transporte VIP. a pergunta que faço, pergunta de leigo , é: Por que tal situação não foi resolvida, compra de aeronaves VIP ou a conversão das aeronaves?

  2. Não vejo necessidade do Brasil ter uma aeronave tão grande para reabastecimento em voo, pois o C390 já atende a demanda e precisa de pouca pista.
    Acho melhor continuar o uso para transporte de tropa e passageiros, como foi o caso dos voos de repatriamento, realizados em 2024, vindos do Líbano.

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