Força Aérea da Rússia recebe primeiro caça Su-57 de produção em série

Aeronave stealth de 5ª geração foi entregue a um regimento do Distrito Militar Sul, parte de uma encomenda de 76 unidades feitas à UAC em 2019
Novo caça Su-57 (Twiter/nskplanes)

O primeiro caça stealth Sukhoi Su-57 Felon de série foi entregue recentemente à Força Aérea da Rússia, afirmou a TASS nesta sexta-feira (25). “A Força Aeroespacial obteve o primeiro avião Sukhoi-57 produzido em lote. Ele foi entregue a um regimento no distrito militar do sul”, disse uma fonte da agência de notícias, que acrescentou que outros quatro jatos supersônicos da Sukhoi serão entregues em 2021.

A Força Aérea da Rússia encomendou no ano passado um total de 76 caças à UAC, a holding que controla a Sukhoi, entre outras fabricantes. Tratam-se dos primeiros aviões de produção em série já que até o momento apenas protótipos e unidades de pré-série foram fabricadas e que estão em operação.

De acordo com Sergey Chemezon, CEO da Rostec (agência de pesquisa e tecnologia russa), a meta é entregar 22 caças Su-57 até 2024, parte deles com o novo motor AL-41F, mais eficiente. A encomenda deverá ser concluída até 2028.

No mesmo dia em que houve a confirmação da entrega do caça de 5ª geração, o primeiro com capacidade furtiva na Rússia, uma aeronave nova foi flagrada em Novosibirsk, em voo sobre a cidade.

Com a designação número 01, o caça traz um logotipo na fuselagem que seria do Centro de Testes em Voo de Chkalov, que completou 100 anos recentemente e cujo vídeo comemorativo trazia um Su-57 sem a carlinga.

Míssil hipersônico

Ainda segundo a TASS, o primeiro lote de Su-57 será usado para testar um novo míssil hipersônico de ataque, no centro de Akhtubinsk. A intenção é ampliar as possibilidades da Força Aérea, que até hoje tem apenas o MiG-31K como vetor capaz de transportar o míssil Kinzhal.

Seis Su-57 de pré-serie em voo (Reprodução)

Total
63
Shares
Previous Post

Rival histórica da Embraer, Bombardier completa último jato CRJ

Next Post
IAe N219 Nurtanio

Avião comercial produzido na Indonésia recebe certificação

Related Posts