Força Aérea da Rússia recebe primeiro caça Su-57 de produção em série

Aeronave stealth de 5ª geração foi entregue a um regimento do Distrito Militar Sul, parte de uma encomenda de 76 unidades feitas à UAC em 2019
Caça Su-57 (Twiter/nskplanes)

O primeiro caça stealth Sukhoi Su-57 Felon de série foi entregue recentemente à Força Aérea da Rússia, afirmou a TASS nesta sexta-feira (25). “A Força Aeroespacial obteve o primeiro avião Sukhoi-57 produzido em lote. Ele foi entregue a um regimento no distrito militar do sul”, disse uma fonte da agência de notícias, que acrescentou que outros quatro jatos supersônicos da Sukhoi serão entregues em 2021.

A Força Aérea da Rússia encomendou no ano passado um total de 76 caças à UAC, a holding que controla a Sukhoi, entre outras fabricantes. Tratam-se dos primeiros aviões de produção em série já que até o momento apenas protótipos e unidades de pré-série foram fabricadas e que estão em operação.

De acordo com Sergey Chemezon, CEO da Rostec (agência de pesquisa e tecnologia russa), a meta é entregar 22 caças Su-57 até 2024, parte deles com o novo motor AL-41F, mais eficiente. A encomenda deverá ser concluída até 2028.

No mesmo dia em que houve a confirmação da entrega do caça de 5ª geração, o primeiro com capacidade furtiva na Rússia, uma aeronave nova foi flagrada em Novosibirsk, em voo sobre a cidade.

Com a designação número 01, o caça traz um logotipo na fuselagem que seria do Centro de Testes em Voo de Chkalov, que completou 100 anos recentemente e cujo vídeo comemorativo trazia um Su-57 sem a carlinga.

Míssil hipersônico

Ainda segundo a TASS, o primeiro lote de Su-57 será usado para testar um novo míssil hipersônico de ataque, no centro de Akhtubinsk. A intenção é ampliar as possibilidades da Força Aérea, que até hoje tem apenas o MiG-31K como vetor capaz de transportar o míssil Kinzhal.

Seis Su-57 de pré-serie em voo (Reprodução)
Total
0
Shares
Previous Post

Rival histórica da Embraer, Bombardier completa último jato CRJ

Next Post
IAe N219 Nurtanio

Avião comercial produzido na Indonésia recebe certificação

Related Posts
Total
0
Share