Frota mundial de jatos 737 MAX chega a 740 aeronaves
Maior parte dos jatos da Boeing voa na América do Norte, mas Gol já é uma das maiores operadoras do modelo, com 31 aviões

Após vários meses proibido de voar por problemas de segurança, o 737 MAX já acumulava até março 740 aeronaves entregues, segundo a Boeing. Jato comercial mais popular da fabricante, o modelo possui também pouco mais de 300 unidades concluídaas, mas que estão à espera de serem entregues aos seus clientes.
Em comunicado enviado aos funcionários nesta semana, Dave Calhoun, CEO da Boeing, ressaltou o aumento no número de aviões entregues em 2022, que chegou a 91 737 MAX.
Segundo ele, a frota ativa já voou mais de 1 milhão de horas desde o final de 2020, quando a FAA, a agência de aviação civil dos EUA, liberou a volta ao serviço comercial. Apenas algumas nações ainda mantém a proibição de operação como a Rússia e a China.
Não é por coincidência que a maior parte dos 737 MAX ativos esteja na América do Norte, onde o avião da Boeing retomou seus voos no começo do ano passado.
Ao menos 180 aeronaves do tipo estão em serviço em quatro grandes companhias dos EUA. A Southwest é, como esperado, a maior operadora do 737 MAX no mundo com 72 jatos, seguida da United Airlines, com 46 aviões. American Airlines, Alaska, Aeromexico e Air Canada completam a lista na região.
Na Europa, o destaque é a Ryanair, a low-cost irlandesa que estreou o 737 MAX 8-200, variante de alta densidade da aeronave. O grupo opera 66 jatos que inclui as subsidiárias Buzz e a Malta Air, entre outras. Outro grupo, o alemão TUI, também já reúne um número significativo do modelo da Boeing, com 31 aeronaves.
Companhia aérea | Frota total | 737 MAX 8 | 737 MAX 9 |
---|---|---|---|
Southwest Airlines | 72 | 72 | |
Ryanair | 66 | 66 | |
United Airlines | 46 | 16 | 30 |
American Airlines | 42 | 42 | |
Aeromexico | 41 | 29 | 12 |
Air Canada | 36 | 36 | |
Gol Linhas Aéreas | 31 | 31 | |
Tui Group | 31 | 31 | |
flyDubai | 29 | 26 | 3 |
Turkish Airlines | 25 | 20 | 5 |
China Southern Airlines | 24 | 24 | |
Alaska Airlines | 20 | 20 | |
Air China | 16 | 16 | |
Copa Airlines | 16 | 16 | |
China Eastern Airlines | 14 | 14 |
A China, que era um dos mercados mais promissores para o jato de um corredor, três empresas somam 54 aviões, a Air China, China Southern e China Eastern Airlines. Boa parte das aeronaves que está armazenada nos EUA deverá ser entregue ao país asiático caso a autoridade de aviação civil suspenda a proibição de operação comercial.
Dos 740 737 MAX entregues, ao menos 180 pertencem à empresas de leasing. A empresa de arrendamentos que mais recebeu o jato da Boeing foi a Air Lease Corporation, com 40 aviões, seguida da NAS Aviation Services, com 25 unidades.

Gol já tem mais de 30 jatos MAX em serviço
Na América do Sul, a Gol é a maior cliente atual do 737 MAX, com 31 aviões operacionais e a meta de chegar ao final de 2022 com 44 aeronaves, além de outros 92 737NG, como mostrou Paulo Kakinoff, presidente da companhia, nesta semana.
A Gol foi a primeira companhia aérea no mundo a retomar os voos comerciais com o 737 MAX, em dezembro de 2020. Desde então, a empresa acelerou a renovação de sua frota, mirando na enorme economia de combustível da aeronave, comparada aos seus 737-700 e 737-800.
Ao todo, a empresa possui 95 pedidos firmes do 737 MAX, 25 dos quais da versão 737 MAX 10, com maior capacidade de passageiros, mas que ainda não foi certificada pela FAA.