Governo da Ucrânia vai lançar nova empresa aérea estatal

Ukrainian National Airlines deverá operar com uma frota de jatos da Airbus, mas pode incluir alguns aviões da Antonov
O A220-300 (Airbus)

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky anunciou na quinta-feira (25) que o governo do país criará uma nova companhia aérea estatal, a Ukrainian National Airlines.

“Esta é a nossa companhia aérea nacional, a sua criação será oficialmente lançada hoje”, afirmou Zelensky durante um fórum de aviação.

A nova companhia aérea pretende se beneficiar da posição estratégica da Ucrânia, próxima a Europa e Oriente Médio para criar um hub regional.

Segundo a agência Interfax, a Airbus teria sido sondada para fornecer as principais aeronaves da nova companhia. Entre os planos iniciais estariam quatro A330neo ou A350 e 18 aeronaves de corredor único, incluindo seis A220.

No entanto, cogita-se também a utilização de alguns aviões da Antonov, fabricante ucraniano que tem sofrido pela falta de pedidos novos.

Um dos dois An-148 da estreante Air Ocean (Antonov)

O Ministro da Infraestrutura Oleksandr Kubrakov buscou tranquilizar as atuais empresas aéreas privadas do país afirmando que a futura estatal não irá ameaçá-las já que haveria espaço para todas.

Atualmente, a Ucrânia tem poucas companhias aéreas, a maior delas a Ukraine International Airlines, que opera uma frota de jatos Boeing, 777 e Embraer E190 e E195.

Coincidentemente, nesta semana a startup Air Ocean iniciou voos com dois jatos Antonov An-148, de asas altas e que serviu como base para o An-178, um cargueiro militar encomendado pelo Peru e Ucrânia.

Total
0
Shares
1 comment
  1. Como é uma empresa estatal deveria ter sido aberta uma licitação junto aos principais fabricantes, incluindo a Embraer, uma vez que já existem unidades desta sendo operadas na Ucrânia. Conforme a reportagem dá a entender que só a fabricante europeia foi sondada. E se não há licitação pode-se suspeitar de favorecimento.

Comments are closed.

Previous Post
Imagem conceitual do caça Tempest

Itália vê fusão dos programas Tempest e FCAS

Next Post

Após 18 meses em concordata, LATAM apresenta plano de reorganização financeira

Related Posts
Total
0
Share