Índia e Rússia com caça de 5ª em 2017

Projeção artística

A Índia e a Rússia esperam unir-se para desenvolver e construir o caça stealth de quinta geração até 2017, em que oficiais de ambos os países esperam acertar suas diferenças em alguns meses e assinar o contrato de desenvolvimento em meados de 2009. O Brasil não foi citado na divulgação destas informações.
“Há diferenças entres as duas forças aéreas pois cada uma tem seus requerimentos específicos”, disse M Fakruddin, diretor de planejamento corporativo e mercado da Hindustan Aeronautics. A HAL irá liderar o andamento dos projetos do lado indiano. “Estes tópicos de especificações serão analisados logo e até o meio deste ano esperamos começar os trabalhos que irá até 2017”.

Os países iniciaram conversações em 2007 para desenvolver em conjunto uma aeronave de caça de quinta geração tomando como base a tecnologia do Sukhoi PAK-FA, que a Rússia espera ver voar até o final de 2009 com o propósito de superar as especificações de desempenho do Lockheed Martin F-22 e Lockheed F-35 Joint Strike Fighter.
Ano passado a HAL e a agência de exportação da Rússia, a Rosoboronexport fizeram um acordo para estudar o desenvolvimento de um caça de alto desempenho em conjunto. Desde então, foram encontradas diferenças de propostas de especificações do projeto principalmente no nível de envolvimento de Nova Deli.

“Duas das maiores divergências devem ser resolvidas. A índia foi questionada sobre a carga de financiamento no projeto, mas infelizmente com um nível de acesso a novas tecnologias sensíveis que a Rússia planeja ter de volta. Em adição a isso a Força Aérea Indiana quer uma versão biplace enquanto a Rússia prefere focar-se em um monoplace”, disse um observador baseado em Nova Deli.

Total
0
Shares
Previous Post

Sikorsky realiza teste bem sucedido do X2

Next Post

Empresa de leasing cancela mais Boeing 787

Related Posts