Itapemirim cresce em passageiros transportados, mas ainda tem baixa ocupação

Nova companhia aérea nacional enfim compartilhou dados de agosto e setembro para a ANAC, após ser autuada. LATAM e Azul seguem emparelhadas no tráfego aéreo doméstico

A320 da Itapemirim (Divulgação)

A ANAC divulgou dados do transporte aéreo em outubro e que mostram uma retomada constante na demanda de passageiros após a redução do isolamento social no Brasil.

A LATAM e a Azul, que tem trocado farpas na imprensa, disputam o primeiro lugar em número de passageiros transportados em 2021. A companhia aérea sediada no Chile superou a rival em setembro e outubro, mas por pequena margem – a Azul, no entanto, segue bem à frente no acumulado do ano graças a uma retomada mais precoce de sua malha doméstica.

A Gol, por sua vez, se recupera de uma queda significativa em agosto, mas continua num patamar bem abaixo das concorrentes – foram 1,87 milhão de passageiros pagos no mês passado contra 2,25 milhões da LATAM e 2,2 milhões da Gol.

A LATAM tem se recuperado nos últimos meses e já está à frente da Azul

Na parte inferior da tabela, a Itapemirim já ocupa o 4º lugar com folga após uma estreia bastante modesta em julho. A nova companhia aérea transportou mais de 91 mil passageiros em setembro, dado mais recente disponibilizado por ela.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Em agosto, foram 46,5 mill, bem acima dos 19 mil de julho, mês de estreia oficial. A ITA, no entanto, continua devendo as informações de outubro, quando se acredita que ela tenha ultrapassado os seis dígitos nesse critério de dados.

A empresa comandada pelo empresário Sidnei Piva foi autuada pela ANAC por não repassar seus dados operacionais. Eles têm demonstrado que a ITA permanece com dificuldades para preencher os assentos de seus jatos Airbus A320.

A Itapemirim já descolou das empresas regionais após estrear em julho

O aproveitamento, que teve um início baixo em julho (31%), chegou a 69% em agosto, mas voltou a cair em setembro, para 67%. A grosso modo, significa dizer que na média, os A320 decolaram com 53 dos 162 assentos desocupados ou com passageiros não-pagantes.

Para efeito de comparação, a Azul obteve uma ocupação média de 82% em outubro enquanto a Gol chegou a 84% e a LATAM, ainda melhor, com 86%.

Vale dizer que essas três empresas possuem aviões com um número maior de lugares se comparado à Itapemirim, que optou por uma configuração mais espaçosa.