Itapemirim cresce em passageiros transportados, mas ainda tem baixa ocupação

Nova companhia aérea nacional enfim compartilhou dados de agosto e setembro para a ANAC, após ser autuada. LATAM e Azul seguem emparelhadas no tráfego aéreo doméstico
A320 da Itapemirim (Divulgação)

A ANAC divulgou dados do transporte aéreo em outubro e que mostram uma retomada constante na demanda de passageiros após a redução do isolamento social no Brasil.

A LATAM e a Azul, que tem trocado farpas na imprensa, disputam o primeiro lugar em número de passageiros transportados em 2021. A companhia aérea sediada no Chile superou a rival em setembro e outubro, mas por pequena margem – a Azul, no entanto, segue bem à frente no acumulado do ano graças a uma retomada mais precoce de sua malha doméstica.

A Gol, por sua vez, se recupera de uma queda significativa em agosto, mas continua num patamar bem abaixo das concorrentes – foram 1,87 milhão de passageiros pagos no mês passado contra 2,25 milhões da LATAM e 2,2 milhões da Gol.

A LATAM tem se recuperado nos últimos meses e já está à frente da Azul

Na parte inferior da tabela, a Itapemirim já ocupa o 4º lugar com folga após uma estreia bastante modesta em julho. A nova companhia aérea transportou mais de 91 mil passageiros em setembro, dado mais recente disponibilizado por ela.

Em agosto, foram 46,5 mill, bem acima dos 19 mil de julho, mês de estreia oficial. A ITA, no entanto, continua devendo as informações de outubro, quando se acredita que ela tenha ultrapassado os seis dígitos nesse critério de dados.

A empresa comandada pelo empresário Sidnei Piva foi autuada pela ANAC por não repassar seus dados operacionais. Eles têm demonstrado que a ITA permanece com dificuldades para preencher os assentos de seus jatos Airbus A320.

A Itapemirim já descolou das empresas regionais após estrear em julho

O aproveitamento, que teve um início baixo em julho (31%), chegou a 69% em agosto, mas voltou a cair em setembro, para 67%. A grosso modo, significa dizer que na média, os A320 decolaram com 53 dos 162 assentos desocupados ou com passageiros não-pagantes.

Para efeito de comparação, a Azul obteve uma ocupação média de 82% em outubro enquanto a Gol chegou a 84% e a LATAM, ainda melhor, com 86%.

Vale dizer que essas três empresas possuem aviões com um número maior de lugares se comparado à Itapemirim, que optou por uma configuração mais espaçosa.

Total
79
Shares
3 2 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zekinha
Zekinha
10 dias atrás

O que tem crescido bastante pra essa companhia, são os processos trabalhistas por falta de pagamento de salários.
E dei uma pesquisada na Jucesp sobre a ITA e é assustador descobrir onde é a sede, o capital social e onde mora o dono.

Previous Post

Saab faz entrega de quatro caças F-39E Gripen para a FAB

Next Post
Imagem conceitual do caça Tempest

Itália vê fusão dos programas Tempest e FCAS

Related Posts