Jatinho monomotor – e não o Embraer Phenom – foi o ‘mais vendido do mundo’ em 2023

Cirrus SF50 teve 96 aeronaves entregues enquanto o Phenom 300 chegou a 63 unidades, que liderou a categoria de jatos executivos leves

O Phenom 300E e o SF50 Vision Jet
O Phenom 300E e o SF50 Vision Jet

A GAMA, General Aviation Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Aviação Geral), divulgou nesta quarta-feira, 21, seu relatório de “remessas” de aeronaves a clientes em 2023, como tem sido tradição nos últimos anos.

E novamente a leitura parcial dos dados gerou manchetes distorcidas sobre o mercado de jatos executivos.

A Embraer, como tem feito regularmente, repercute os dados, colocando o Phenom 300/E como o “jato leve mais vendido do mundo”, com 63 aeronaves enviadas aos clientes – o segmento de aviação leve não usa o termo “entrega”.

Trata-se de uma afirmação correta já que o segundo colocado, o Pilatus PC-24, teve 47 aviões despachados em 2023.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

No entanto, muitos veículos de imprensa erroneamente apontaram o jato executivo da Embraer como o “mais vendido do mundo”, o que é uma inverdade.

Pilatus PC-24 da Amaro Aviation(Amaro Aviation)

O jato executivo mais entregue em 2023 voltou a ser o SF50 Vision Jet, da americana Cirrus, e que é célebre por oferecer um sistema de paraquedas de emergência para a aeronave.

Ele teve nada menos que 96 aeronaves enviadas aos seus clientes, recorde para o modelo que começou a ser produzido em 2016 e 52% mais que o Phenom 300.

Mas por que o Vision Jet não é levado em conta nos critérios da Embraer? Por se tratar de um “jato ultra leve”, com apenas um motor e peso máximo de decolagem de 6.000 libras ou 2.727 kg – o Phenom 300 pesa mais de 8 toneladas, como comparação.

A própria empresa brasileira acrescentou ao seu material de divulgação deste ano a afirmação que o Phenom 300 foi o “líder em vendas dentre os jatos bimotores”.

Ou seja, eles não são concorrentes assim como vários outros jatos executivos se diferenciam pelo porte, desempenho e preço, mostrando que o mercado de aeronaves VIP é muito peculiar.

Gulfstream G600
Gulfstream G600

Embraer entregou mais aviões que a Gulfstream após 11 anos

Basta notar que a GAMA não detalha as entregas por modelos de fabricantes como a Dassault, a Bombardier e a Gulfstream. Essas empresas deixaram de divulgar dados mais claros sobre as preferências de seus clientes, o que dificulta uma análise mais clara do mercado como um todo.

A Bombardier, por exemplo, teve um ano muito forte, com 138 entregas, sendo 63 da “família” Challenger e 75 dos enormes modelos Global, mas qual jato liderou as vendas não se sabe.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Embora não tenha hoje apenas o Praetor 600 como rival de produtos das três, a Embraer teve mais entregas que a Gulfstream, algo que não ocorria desde 2012.

A empresa brasileira, entretanto, ainda é superada com grande margem pela Cessna. A marca do grupo Textron Aviation conseguiu despachar 168 aeronaves de seu amplo portfólio, 10 a menos do que em 2022.

Posts Similares