Jato chinês C919 tem voo marcado para o Canadá

Primeiro voo do C919 para fora da China é previsto para março; aeronave vai passar por testes em clima congelante
Jato chinês C919
COMAC C919: jato chinês concorre com o Airbus A320 e o Boeing 737 (VM2008)

O jato comercial C919 da COMAC deve fazer seu primeiro voo para fora da China em breve. A aeronave tem uma viagem marcada para o Canadá, onde passará por testes em regiões com gelo natural. Os experimentos serão realizadas a partir do aeroporto internacional de London, na província canadense de Ontário.

As provas com o jato chinês contarão com o suporte da escola canadense de treinamento de pilotos International Test Pilots School (ITPS), que venceu a licitação da COMAC para apoiar os testes no Canadá. A empresa cuidará da logística dos vos do C919, serviços meteorológicos e fornecerá um pilotos local para acompanhar os voos.

De acordo com a ITPS, os testes com o C919 no Canadá estão programados para começar em março. No entanto, a empresa alertou que as restrições globais de viagens durante a pandemia podem adiar as atividades para o final de junho.

“A ITPS tem um relacionamento de longa data com a COMAC, fornecendo experiência e treinamento de piloto de teste para o projeto C919. A concessão do contrato fornece o reconhecimento internacional da excelente instalação de teste de voo estabelecida pela ITPS em London e a experiência de classe mundial na certificação de aeronaves”, diz o comunicado da ITPS.

Fase final de testes

A COMAC está a poucos passos de finalizar os testes do C919 e certificar a aeronave para operações comerciais. Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, as entregas dos primeiros jatos deve acontecer até o fim deste ano.

Rollout do COMAC C919
O C919 já tem uma longa lista de pedidos de companhias chinesas (Xinhua)

O C919 concluiu recentemente uma etapa de testes em clima frio na Mongólia Interior, no norte da China e uma das regiões mais frias do país.

No Canadá, o jato chinês vai enfrentar provas de congelamento natural. As equipes vão examinar o que acontece quando ocorre um acúmulo de gelo sobre o avião e os efeitos dessa condição em seus componentes.

Todo novo avião em busca da certificação comercial deve demonstrar que pode suportar com segurança operações em regiões com climas severos, tanto no frio como no calor.

Em desenvolvimento há mais de um década, o C919 vai concorrer com os tradicionais Airbus A320 e Boeing 737, os jatos comerciais mais vendidos do mundo. A COMAC informa em seu site (sem diferenciar pedidos firmes e opções de compra) que possui 815 pedidos pelo C919 de 28 clientes, sendo a maioria empresas da China.

O cockpit do C919 é equipado com alguns dos aviônicos mais avançados da indústria (Divulgação)
O cockpit do C919 é equipado com alguns dos aviônicos mais avançados da indústria (COMAC)

A companhia aérea de lançamento do C919 será a China Eastern Airlines, a segunda maior empresa aérea chinesa depois da China Southern Airlines, que também encomendou o C919.

A COMAC planeja construir mais de 2.000 exemplares do C919 nos próximos 20 anos. Esses aviões servirão basicamente para abastecer o mercado chinês, que até o final desta década deve se tornar o maior do mundo, superando o movimento dos EUA.

Veja mais: Boeing prepara movimento para enfrentar o Airbus A321XLR

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