Ainda classificada como uma “desenvolvedora de aviões comerciais supersônicos”, a Aerion, dos Estados Unidos, planeja se tornar oficialmente uma “fabricante” a partir da próxima década, conforme mostra em seu projeto preliminar do jato executivo supersônico AS2 divulgado nesta semana. Além disso, a empresa também anunciou planos para desenvolver aeronaves maiores e mais rápidas, incluindo aviões comerciais.
A avião supersônico da Aerion é projetado para transportar 12 passageiros e voar a velocidade máxima de mach 1.4 (1.728 km/h). O projeto ainda conta com o apoio de nomes importantes da indústria aeronáutica como a Lockheed Martin e a fabricante de motores General Eletric. Outra empresa que recentemente se juntou ao grupo é a Honeywell, que vai desenvolver os sistemas aviônicos do AS2.
Em comunicado divulgado durante a abertura da feira de aviação NBAA-BACE, que acontece nesta semana em Orlando, nos EUA, o CEO da Aerion, Tom Vice, disse que a companhia está em dia com o cronograma para voar com o AS2 em 2023 e concluir sua certificação em 2025. Antes disso, o executivo ressaltou que a empresa terá o projeto preliminar da aeronave concluído em junho de 2020 e logo em seguida iniciará a montagem do primeiro avião de testes.
“O AS2 é o primeiro passo em um roteiro para tornar as viagens supersônicas eficientes, sustentáveis e amplamente disponíveis”, disse Vice. “Hoje estamos nos limites da tecnologia atual. Estamos começando com um jato executivo porque a tecnologia existe e o modelo de negócio funciona. Vemos um mercado viável para o AS2. Será o nosso trampolim para projetos maiores e mais rápidos, tanto para a aviação executiva quanto para aviões comerciais.”
Vice, no entanto, acrescentou que projetos sobre mais aviões civis supersônicos dependerão dos avanços na tecnologia de propulsão. “Para que a indústria supersônica avance, precisamos demonstrar o mercado e estimular o desenvolvimento de novas tecnologias de motores que atenderão às normas em evolução para redução de ruído e emissões, ao mesmo tempo em que aumentam a velocidade”, disse o diretor da Aerion.
![As primeiras entregas do AS2 estão previstas para 2023 (Aerion)](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Aerion-AS-2_Umbrella_LR-960x640.jpg)
O motor proposto para o AS2 é o turbofan GE Affinity, que vem sendo desenvolvido já de acordo com as normas de aviação civil que passarão a vigorar depois de 2020. Um dos principais desafios será atender os limites de ruídos. O último motor para um avião comercial supersônico foi projetado há 55 anos pela Rolls-Royce e a extinta SNECMA para equipar o Concorde.
Para o vice-presidente e gerente geral da GE, Brad Mottier, a introdução de aviões comerciais mais velozes é um passo lógico para a indústria aeronáutica. “Nos últimos 50 anos, a velocidade de aeronaves comerciais aumentou menos de 10%. Em vez de ir mais rápido, as cabines aumentaram de tamanho e se tornaram mais confortáveis, e o alcance se tornou mais longo. Com grandes aeronaves de cabine confortável e longo alcance no mercado, o próximo passo é aumentar a velocidade.”
Outra dificuldade do projeto do AS2 é encontrar formas de evitar que o sonic boom (o estrondo sônico gerado por objetos em velocidade supersônica) não reflita no solo, o que pode ter consequências perigosas. De acordo com a Aerion, essa questão poderá ser solucionada usando softwares especiais que poderão determinar o perfil de voo ideal para evitar a maior disperção do estrondo sônico – esse foi um dos problemas na carreira do Concorde, que era proibido de voar em velocidades supersônicas em áreas continentais.
![Os três motores em potência máxima levarão a aeronave a mais de 1.800 km/h (Aerion)](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Aerion-AS2-Aerial-2-960x640.jpg)
“Uma próxima geração além do AS2, baseada em mais adaptações da tecnologia de motores atuais, poderia nos levar da velocidade de Mach 1.4 para Mach 1.6 (1.975 km/h) do AS2 e poderia servir como um jato executivo com cabine maior e maior alcance ou um pequeno avião comercial. Projetos inteiramente novos de motores têm o potencial de gerar aeronaves maiores capazes de voar a Mach 1.8 ou além. A Aerion pretende estar na vanguarda desses desenvolvimentos”, finalizou o presidente da empresa desenvolvedora de aviões supersônicos e futura fabricante.
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Quem sabe um dia o Concorde seja ressuscitado! Não os aviões que já voaram mas células novas, com novos motores e aviônicos mas mantendo o design que conhecemos.
Para mim o Concorde é o mais belo avião que já voou !