JetBlue voará de NY e Boston para Londres a partir de 2021
Primeiras rotas transatlânticas da companhia aérea fundada por David Neeleman usarão jatos Airbus A321LR, de longo alcance


Uma das inúmeras companhias aéreas de baixo custo criadas por David Neeleman (fundador da Azul), a JetBlue anunciou nesta quarta-feira (10) que estreará suas primeiras rotas transatlânticas em 2021. Os voos partirão de Nova York e Boston e terão como primeiro destino Londres. Mas a companhia aérea estuda ampliar seus destinos na Europa que estejam ao alcance de suas aeronaves.
Por falar nelas, para poder voar sobre o Oceano Atlântico, a JetBlue decidiu converter 13 aviões A321neo de sua encomenda original para a versão A321LR, que oferece autonomia para ligar a região nordeste dos EUA à parte da Europa.
Os novos aviões serão equipados com a classe executiva “Mint” com 16 assentos que se reclinam 180º dos quais, quatro deles que podem ser transformados em mini-suites.
“Vinte anos atrás, nossos fundadores tinham uma fórmula simples para escolher um novo mercado – ele tinha que ser saturado, carente ou ambos” afirmou Joanna Geraghty, CEO da JetBlue. “Londres é a maior área metropolitana que a JetBlue ainda não atende, tanto de Boston quanto de Nova York, e não poderíamos estar mais empolgados em mudar isso nos próximos anos”, completou a executiva.
A JetBlue, no entanto, ainda não revelou em qual aeroporto londrino pousará. A companhia diz estar negociando com os operadores para fechar um acordo.

Embora não tenha precisado uma data para iniciar o serviço, a JetBlue deve levar ao menos um ano para obter a certificação ETOPS da FAA, que permite que ela possa voar com o A321LR sobre o Atlântico.
Com os voos da JetBlue, Boston terá cinco companhias aéreas oferecendo voos para Londres – British Airways, Virgin Atlantic e Delta Air Lines voam para Heathrow que ganahrá uma quarta companhia, a Cirium, em breve. Já a Norwegian Air faz a rota Boston-Gatwick.
Londres, por sua, vez tem hoje seis companhias aéreas a ligando a Nova York. A British Airways (Heathrow-JFK, Heathrow-Newark, London City-JFK, Gatwick-JFK), Virgin Atlantic (Heathrow-JFK e Heathrow-Newark), Delta e American (JFK-Heathrow), United (Newark-Heathrow) e Norwegian Air (Gatwick-JFK).
Expansão internacional
Embora David Neeleman tenha se afastado da JetBlue há alguns anos, a estratégia de expansão contínua de suas companhias aéreas parece que não foi esquecida pela empresa nova-iorquina. Assim como ela, também a Azul vislumbrou suas primeiras rotas internacionais sem deixar o foco em sua atuação local e em aeroportos com demanda menor e que não atraem grandes operadores.
Assim como tem ocorrido com outras empresas que possuem os novos jatos de corredor único, a JetBlue também fará uso do grande alcance que eles oferecem para viabilizar serviços antes impossíveis. Tanto o A321LR quanto o A320neo tem se encaixado nesse perfil e assim voltará a ser com o 737 MAX, da Boeing, que hoje está suspenso de voar.

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