A viagem do KC-390 até o Líbano inclui paradas em Fortaleza, Cabo Verde e Espanha (FAB)

Uma aeronave multimissão Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou hoje de manhã do aeroporto internacional de Guarulhos/São Paulo rumo ao Líbano transportando 5,5 toneladas de ajuda humanitária às vítimas da forte explosão no porto de Beirute, ocorrida na última terça-feira, 4.

A carga da aeronave inclui medicamentos, alimentos e equipamentos hospitalares, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa radicada no Brasil. A missão foi anunciada no último domingo, 9, pelo presidente Jair Bolsonaro em videoconferência com chefes de estado para tratar das ações internacionais de apoio ao Líbano.

O modelo empregado na missão humanitária é o FAB 2855. A chegada da aeronave em Beirute está prevista para quinta-feira, 13. O roteiro da viagem que deve durar cerca de 30 horas inclui paradas de reabastecimento em Fortaleza (CE), Ilha do Sal (Cabo Verde) e Valência (Espanha).

Está é a primeira vez que o KC-390 participa de uma missão internacional. A aeronave é acompanhada por um jato Embraer E190 VC-2 da FAB, que transporta a delegação da operação no Líbano, chefiada pelo ex-presidente Michel Temer.

A forte explosão em Beirute foi causada após um incêndio que atingiu um armazém no porto da cidade contendo 2.750 toneladas de nitrato de amônio. O acidente devastou bairros inteiros da capital libanesa e deixou mais de 150 mortos e 3 mil feridos, além de 300 mil pessoas desabrigadas.

Veja mais: Peru coloca à venda helicópteros superpesados Mi-26 sucateados