KC-390 da Força Aérea Brasileira faz primeiro lançamento de carga na Antártica

Aeronave pertencente ao Esquadrão Gordo, partiu da Base Aérea do Galeão para lançar cerca de 2 toneladas de mantimentos para equipe da Marinha que se encontra na Estação Comandante Ferraz
Lançamento de carga por extração (Embraer)

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta semana o primeiro lançamento realizado pelo KC-390 por meio de extração de cargas destinadas à estação Comandante Ferraz, na Antártica. A missão foi a primeira do jato militar cargueiro da Embraer no continente.

O voo foi realizado pela aeronave FAB 2857, não por acaso a usada no primeiro lançamento de carga pesada por extração realizado pela FAB em abril deste ano. Segundo a Marinha, que é responsável pela base na Antártica, foram lançadas duas toneladas de mantimentos que ajudarão a manter os 17 ocupantes que estão no local.

O KC-390 já havia sido usado em uma missão de apoio ao programa de pesquisa brasileira no continente, mas com voo destinado à Punta Arenas, no Chile, ocorrido em dezembro passado. Na ocasião, foram transportados pesquisadores de 7 projetos e os 16 componentes do Grupo-Base “Polaris”, que retornarão ao Brasil em 2023.

Carga lançada por extração do KC-390 (FAB)

Por conta da pandemia do Covid-19, ainda não foi possível certificar o KC-390 para operar na pista mantida pelo Chile na Antártica.

A aeronave da Embraer foi desenvolvida para permitir lançamentos por extração de forma bastante automatizada. Por conta disso, é necessário apenas um único operador (loadmaster/mestre de cargas) para gerenciar toda a atividade, feita pela porta traseira de carga e que utiliza um para-queda para movimentá-la e mantê-la em segurança durante o pouso.

Embraer KC-390 (FAB)

Total
18
Shares
Previous Post

Delta Air Lines pode anunciar pedido de 130 Boeing 737 MAX 10 em Farnborough

Next Post

A380 da Emirates voou por 13 horas com buraco em carenagem

Related Posts
Total
18
Share